27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeUNISETI comemora 16 anos de vida com sessão solene

UNISETI comemora 16 anos de vida com sessão solene

Professores, alunos e funcionários da Universidade Sénior de Setúbal preencheram a sala do Auditório Charlot na tarde de sexta-feira para comemorar mais um aniversário da instituição

 

- PUB -

A sessão comemorativa do 16º aniversário da UNISETI começou com a exibição de um filme sobre o trabalho desenvolvido nos últimos três anos pela administração, docentes e alunos da universidade, no qual importa não esquecer os projectos teatrais, a Universidade de Verão, o Cine Maior Idade – Cineclube da UNISETI, as publicações, as conferências “O Lugar de Sapal” e o Prémio Nacional de Poesia António Maria Eusébio “O Calafate”.

 

Na abertura institucional, Arlindo Mota, presidente da Universidade Sénior de Setúbal, foi o primeiro a subir a palco. “Tanto os povos como as instituições têm memória. Nela radica, no essencial, a sua identidade. A UNISETI, com os seus 16 anos de existência atingiu claramente a sua maturidade”, começou por dizer.

- PUB -

 

“Com a vitalidade usualmente atribuída à juventude, a UNISETI ocupou os espaços da cidade e, através do seu Centro de Iniciativas Manuel Medeiros, celebrou os poetas setubalenses e convidou especialistas para a realização de palestras e seminários, mobilizando centenas de participantes para a vida cultural de Setúbal”, continuou, acrescentando que “na UNISETI falamos de parcerias e não de redes, de elos e não de conexões” e que deseja que esta continue a ser “uma instituição de excelência por via do mérito dos nossos professores, alunos, colaboradores e entidades parceiras”.

 

- PUB -

Presentes estiveram também Manuel Coelho, em representação do vereador da Câmara Municipal de Setúbal Ricardo Oliveira, que enalteceu a UNISETI pelo “papel relevante que desempenha junto da sua comunidade e na vida da cidade” e a definiu “como parceiro fundamental para conseguir responder de forma favorável aos desafios mais exigentes que vamos ter no futuro”; Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, que parabenizou a instituição “pelos seus 16 anos de vida e por tudo o que representa na cidade e fez pela cultura, formação e educação. A UNISETI está à frente no que diz respeito à qualidade que traz e actividades que proporciona aos séniores da nossa cidade”; e João Paulo de Oliveira Vieira, representante da Junta de Freguesia do Sado.

 

UNISETI no Conselho Municipal de Educação

A instituição setubalense que recebeu, no passado dia 15 de Setembro, a Medalha de Honra da Cidade na classe “Associativismo e Sindicalismo”, foi mais recentemente, a 22 de Outubro, convidada a integrar o Conselho Municipal de Educação, convite que, nas palavras do presidente, a universidade aceita “com júbilo e sentido de responsabilidade como é nosso timbre”.

 

Na cerimónia comemorativa dos 16 anos da UNISETI, foram entregues diplomas de  mérito atribuídos pela instituição à professora Etelvina Bigas, pela dedicação ao voluntariado docente, ao professor António Quaresma Rosa, pela divulgação do património local, ao professor Américo Pereira o diploma de mérito artístico-teatral, e ao jornal O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO o diploma de mérito jornalístico e parceria institucional.

 

Revelado vencedor do concurso que homenageia Calafate

A UNISETI, em parceria com a autarquia setubalense, promoveu este ano o Concurso de Poesia Popular António Maria Eusébio “O Calafate”, com o objectivo de divulgar o poeta popular nascido em Setúbal e estimular a produção literária dos poetas contemporâneos. O vencedor do concurso deste ano foi divulgado na tarde de sexta-feira. António José Barradas Barroso, com o pseudónimo Tiago, é da Parede e foi o autor galardoado. Receberá o seu prémio em cerimónia a ter lugar no dia 23, no auditório do Quartel Municipal do 11.

 

Houve ainda lugar para momentos teatrais e musicais que, sob orientação do professor Américo Pereira, trouxeram a palco momentos dos espectáculos “Canções da nossa memória” e “Vamos ao teatro”, terminando com a actuação do Grupo de Cante Alentejano da UNISETI. No final, em uníssono, todos cantaram os parabéns à UNISETI.

 

A UNISETI em números

Em 2003, quando a UNISETI iniciou funções, existia uma oferta de 13 disciplinas, leccionadas por 12 docentes e cerca de 150 alunos. Hoje, com 16 anos de existência, conta com 55 professores, todos em regime de voluntariado, que oferecem “um leque de disciplinas e oficinas que abarcam as principais áreas do saber, do saber-fazer e da actividade física e lúdica para cerca de 450 alunos”.

 

Segundo os dados de uma investigação promovida recentemente pela UNISETI, os seus frequentadores são quase todos portugueses, com 1,7 por cento de alunos de outra nacionalidade. Mais mulheres que homens, a faixa etária predominante situa-se entre os 70 e os 74 anos. 25 por cento têm o 12º ano ou equivalente, 24,4 por cento possuem habilitação superior e cerca de cinco por cento foram até ao mestrado ou doutoramento. No que diz respeito à motivação para frequentar a universidade, 71,6 por cento assinala a opção “aprendizagem ao longo da vida” e 18,2 por cento o “convívio social”, registando-se, por fim, um grau de satisfação elevado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -