1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeQuinta do Anjo vive quatro dias de celebrações religiosas e profanas

Quinta do Anjo vive quatro dias de celebrações religiosas e profanas

Festividades arrancam na próxima quinta-feira e assinalam o facto de a localidade ter sido poupada à destruição do terramoto de 1755. Procissão das Velas é um dos momentos altos

 

- PUB -

As Festas de Todos os Santos, uma das mais antigas do concelho de Palmela, começam na próxima quinta-feira na Aldeia de Quinta do Anjo ao ritmo da banda da SIM, dirigida pelo novo maestro Carlos Lourenço, e prolongam-se até ao próximo domingo.

Realizam-se há mais de dois séculos e meio (esta é a 263.ª edição) como agradecimento por a aldeia ter sido poupada à destruição do terramoto de 1755, que arrasou Lisboa. Daí que uma das iniciativas mais simbólicas seja a Procissão das Velas que sai de uma quinta particular onde se localiza a Capela do Anjo.

Mas as Festas de Todos os Santos aliam a religiosidade ao profano e na noite de inauguração a música marcará presença com a Banda da SIM e do grupo Ensamble de Saxofones do Conservatório Regional de Palmela e da Sociedade Filarmónica Humanitária. A primeira noite dos festejos termina com a actuação do Grupo “Abba Mia”.

- PUB -

O Dia de Todos os Santos, que se assinala a 1 de Novembro, começa com a celebração da missa, a que se segue a procissão pelas ruas da aldeia de Quinta do Anjo. A homenagem a Matos Fortuna, o historiador e uma das figuras mais emblemáticas do concelho de Palmela, será um dos momentos mais emotivos do evento. A noite será de música com a actuação da Banda Filarmónica da SIM, da “Lisbon Swing Band” e a “Rádio Five”, que terminam em animação a segunda noite das Festas.

O terceiro dia dos festejos tem no desporto a sua forte componente com o Quintajense a disputar jogos dos infantis, benjamins e sub-19, com destaque para o trail e caminhada pela serra. A romagem ao cemitério, as cavalhadas e a actuação do Grupo Coral  “Seixal Vocalis” completam as iniciativas do dia. A Procissão das Velas e a missa antecipam a animação que começa com o Grupo Fado Lélé e as bandas “Brasil Dub” e “Não há 2 sem 3”.

O último dia das festas começa com missa durante a manhã e a tarde irá pôr frente a frente as equipas de seniores do Quintajense e do Zambujalense. A música continuará a marcar presença com o concerto do Grupo de Guitarras da SIM, o Quarteto de Conceição Silva e o concerto acústico com a Banda de Miguel Gameiro.

- PUB -

As celebrações contam com o apoio da Câmara Municipal de Palmela. A autarquia, recorde-se, atribuiu à Associação de Festas de Quinta do Anjo um apoio financeiro no valor de 3.500 euros e um apoio logístico estimado em 2.500 euros. Estes apoios foram aprovados, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 16.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -