20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeO desafio para este domingo é pedalar pela saúde e ambiente

O desafio para este domingo é pedalar pela saúde e ambiente

Hoje é o último dia para inscrição num passeio de bicicleta pela Margem Sul. Na Moita a partida está marcada para as 10h00

 

- PUB -

Este domingo, na Moita, “Pedale Connosco”, mas primeiro é obrigatória a inscrição através do endereço electrónico https://forms.gle/pkvvT2YD8qg3w15m8, e hoje é o último dia para o fazer. Na Moita o passeio pela Margem Sul parte às 10h00 do Parque estacionamento “Alerta Aventura”.

Trata-se de uma iniciativa que envolve a Área Metropolitana de Lisboa e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, assim como os municípios que aderiram à Semana Europeia da Mobilidade que decorre precisamente até este domingo e, até lá, vão decorrer várias acções no concelho da Moita que este ano tem por tema “Caminhar e Pedalar em Segurança”. Sob o lema “Caminha Connosco”, esta iniciativa pretende incentivar a atividade física de caminhar e pedalar que traz muitos benefícios, quer seja à saúde e ao Ambiente, quer a nível económico e social. Modos de transporte activos são também livres de emissões de carbono e contribuem fortemente para nos mantermos saudáveis.

Por exemplo ontem, em parceria com a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, a Câmara da Moita lançou um mapa de apoio à deslocação pedestre, o “MetroMinuto” da Vila da Moita, e dinamizou a iniciativa “Vou de Bicla para a Escola”, com a Escola Básica de 2º e 3º ciclos Fragata do Tejo, na Moita, para promoção do uso diário da bicicleta.

- PUB -

“Vou de Bicla para a Escola” envolve a comunidade escolar na deslocação de bicicleta, registando-se uma fotografia de grupo, na chegada à escola, com todos os elementos participantes (alunos, professores, funcionários). Conta, entre outras actividades, com uma sessão de informação na escola sobre a mobilidade mais sustentável e sobre o modo como esta se pode realizar na Moita.

O “MetroMinuto” é um mapa que mede distâncias e os tempos médios dos percursos entre vários pontos. É também um incentivo para caminhar e assim valorizar as viagens a pé, especialmente em meio urbano.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -