24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMarta Pereira da Costa leva Guitarra ao Fórum Cultural

Marta Pereira da Costa leva Guitarra ao Fórum Cultural

Depois de ter esgotado seis salas nos Estados Unidos da América, a guitarrista Marta Pereira da Costa vai estar no Seixal com “Uma Guitarra Portuguesa”

 

- PUB -

 

A guitarra de Marta Pereira da Costa vai ouvir-se no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal no próximo sábado, às 21h30. No concerto “Uma Guitarra Portuguesa”, a guitarrista faz-se acompanhar pelas teclas – piano e acordeão – de Alexandre Diniz, pela viola clássica de António Pinto, pelo contrabaixo de Miguel Amado e pela percussão de André Sousa Machado.

A artista fez da guitarra portuguesa um prolongamento da sua alma e do palco o local onde tudo se conjuga com o coração. Distinguida pela Fundação Amália Rodrigues com o Prémio Instrumentista, Marta Pereira da Costa foi a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado e é atualmente a única.

- PUB -

Em 2016 editou o primeiro álbum através da Warner Music Portugal, onde se encontram sonoridades que vão do fado e do repertório para guitarra, ao jazz e world music.  Homónimo da guitarrista, este trabalho foi muito bem recebido pelo público e pela crítica e conta com um elevado número de músicos de exceção, como é o caso de Camané, Dulce Pontes, Rui Veloso, Pedro Jóia, Richard Bona ou Tara Tiba.

Desde a sua estreia que os concertos têm seguido a bom ritmo, com Marta Pereira da Costa a levar o trinado das cordas lusas a eventos internacionais tão diversos como o Festival Brass in Jazz, na Sicília, a Sala BBK, em Bilbau, e o Festival de Guitarra de Córdoba, mas também a atuar em Portugal, como aconteceu no Nos Alive ou no Festival Mimo Amarante, entre outros.

No início deste ano começou uma digressão que em Março a levou aos EUA. Marta Pereira da Costa esgotou seis salas dos oito concertos realizados, das quais se realçam os emblemáticos Kennedy Center e Lincoln Center. Percorreu cidades como San José, na Califórnia, Washington DC, Austin, Nova Iorque, e por fim Fall River, em Massachusetts. A digressão nacional leva-a agora ao palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -