26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeUm Corpo Estranho e Ricardo Mondim levam Homem Delírio a palco

Um Corpo Estranho e Ricardo Mondim levam Homem Delírio a palco

O mais recente álbum saiu em Março. Na estreia ao vivo, João e Pedro cantam num espectáculo criado e encenado por Ricardo Mondim

 

- PUB -

 

 

Amanhã à noite, a dupla Um Corpo Estranho e Ricardo Mondim apresentam o espectáculo Homem Delírio, em Palmela. O Cine Teatro São João é assim o sítio escolhido para a apresentação de mais um trabalho conjunto. Depois de A Velha Ampulheta e Qarib, a colaboração “consolida-se agora, num contexto ímpar e fascinante, em que o teatro físico/dança e a música ao vivo partilham o mesmo palco”.

- PUB -

 

“As expectativas para amanhã são gigantes. Para mim e para o Pedro, esta é uma estreia. Esta forma de estar em palco é uma coisa completamente diferente do que temos feito. O Ricardo tem-nos afinado ao máximo e a experiência está a ser fantástica”, começa por dizer João Mota, de Um Corpo Estranho, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, revelando que o resultado está ligeiramente longe da ideia inicial. “Nunca pensámos que pudesse vir a chegar onde chegou. No início, a ideia era nós a tocar e o Ricardo mais a representar, a complementar a música com a parte física, e de repente, tendo o espectáculo como um todo, estamos os três em palco a fazer parte da narrativa”.

 

- PUB -

“Este álbum chegou-me muito ao coração pela sonoridade”

Para Pedro Franco, o outro membro de Um Corpo Estranho, este é um trabalho de construção feito “com tempo” e que, segundo João Mota, cresce “cada dia mais um bocadinho”. A dupla junta-se a Ricardo Mondim para em conjunto subirem juntos ao palco pela terceiro espectáculo.

“Levamos isto como sendo uma trilogia. Quando pensei em termos música ao vivo foi também a pensar nesse culminar. Fazia todo o sentido os músicos estarem presentes ao vivo”, refere o criador, Ricardo Mondim, sobre esta parceria. “O som já era muito rico. O CD é realmente diferente dos que eles lançaram anteriormente. É mais teatral. A matéria, a parte mais teatral já lá estava”, continua, frisando que “a narrativa já estava criada só com o som” e que na primeira vez que ouviu as músicas imaginou “logo uma série de coisas, sem sequer dar atenção às letras. Este álbum chegou-me muito ao coração pela sonoridade”.

Com criação e cenografia de Ricardo Mondim, e música de Um Corpo Estranho, a interpretação está a cargo deste trio: Ricardo Mondim, Pedro Franco e João Mota, que embarcou neste desafio.

 

“Estamos numa fase bonita em que as pessoas abraçam o desafio antes de nós propormos o que quer que seja”, partilha Pedro Franco. Com o apoio da Câmara de Palmela, a produção e masterização de “Homem Delírio” está a cargo de Sérgio Mendes, os figurinos são de Zé Nova, o design de utopia-designers, e a fotografia de Xetubre. A direcção técnica é de António Machado e o desenho de luz está a cargo de Sofia Belchior, responsável também pela produção da Passos e Compassos. “Também é interessante para nós, porque é um projecto que nos deixa um pouco fora da nossa zona de conforto e é bom fazermos coisas diferentes. É para isso que serve a arte”, refere Sofia, em representação da companhia.

 

Sinopse do espectáculo

“A humanidade caminha para o abismo.

A guerra e o consumo excessivo de recursos materiais tornou o mundo cinzento e inóspito onde a doença e o medo proliferam.

Arrastando a sua casa, Abelâmio deambula por entre os escombros procurando a sorte; é um homem sonhador e solitário dotado de uma imaginação incrível.

Para ele nada é descartável, cada descoberta é uma oportunidade.

Tem a vulnerabilidade de uma formiga, mas a sua sensibilidade é do tamanho de um elefante. Refugia-se num universo imaginário onde habitam gigantes, músicos, cantores, poetas e seres estranhos.

Tem a capacidade mágica de transformar o inútil em fantástico.

Vive apenas dos restos dos outros e é feliz”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -