27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeUniversidade Sénior é exemplo de política bem sucedida

Universidade Sénior é exemplo de política bem sucedida

Nuno Canta, presidente da Câmara, falou de estratégia de aprofundamento da democracia, promoção da igualdade de oportunidades e combate à exclusão social

 

- PUB -

A Universidade Sénior comemorou 12 anos de existência na passada terça-feira e é tida, pelo presidente da Câmara do Montijo, como um dos exemplos bem sucedidos da política de envelhecimento activo desenvolvida pelo município.

“A Universidade Sénior no Montijo e a educação ao longo da vida é para nós uma estratégia de aprofundamento da democracia, de promoção da igualdade de oportunidades, do combate à exclusão social e fomento do desenvolvimento do nosso concelho. É uma honra para o Montijo poder contar com a vossa participação activa neste projecto”, disse Nuno Canta, durante a festa de aniversário que decorreu na Sala Multiusos da Quinta do Saldanha. O autarca sublinhava, assim, a importância da aprendizagem ao longo da vida e das políticas públicas que contribuem para o enriquecimento pessoal dos cidadãos, para a sua educação, formação e para a participação cívica, ao mesmo tempo que realçava a estratégia de envelhecimento activo colocada em prática pela Câmara desde 1998.

Antes, a abrir as comemorações, já a aluna mais antiga da Universidade Sénior, Natividade Guarda, havia enaltecido os conhecimentos adquiridos na instituição e a importância desta no seu desenvolvimento pessoal.

- PUB -

José Francisco dos Santos, recentemente empossado reitor da Universidade Sénior, também focou os objectivos da instituição –  “Manter a população sénior activa, física e intelectualmente, desenvolvendo as competências pessoais de quem integra esta universidade”, apontou –, numa sessão comemorativa que contou ainda com três momentos protagonizados por alunos e professores através das actuações do Grupo de Teatro Sem Limites, do Grupo Quinteto do Improviso e de uma demonstração de danças de salão.

A Universidade Sénior do Montijo conta este ano com cerca de 180 alunos inscritos, registando um crescimento do número de alunos e professores voluntários e em disciplinas e actividades extracurriculares, como ateliers, seminários, aulas abertas, visitas de estudo e, ainda, grupos de natureza cultural e artística.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -