28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPerformance musical “Reunion XXI” hoje na Baía do Tejo

Performance musical “Reunion XXI” hoje na Baía do Tejo

O artista, compositor e investigador Jonas Runa desafiou José Pacheco Pereira, curador da exposição “O que faz falta é agitar a malta”, do espaço Ephemera, para participar hoje na performance musical “Reunion XXI”, no Parque Empresarial Baía do Tejo.

- PUB -

“Jonas Runas vs José Pacheco Pereira” serve, desta forma, para apresentar duas novas obras sonoluminescentes do artista: Reunion XXI e Oumuamua. Sendo que, as duas instalações vão estar interconectadas e vão ser reactivas às acções dos participantes.

“A performance recorre a uma partida de xadrez sónica e luminosa, na qual as jogadas activam composições de som e luz. Assim, ao invés de uma experiência fechada e repetível, o resultado vive à mercê da incerteza, da forma aberta, da imaginação e do desconhecido”, explica a Baía do Tejo.

Este evento celebra os 50 anos de “Reunion”, uma performance colaborativa concebida por John Cage, que contou com a participação de Marcel Duchamp e Teeny Duchamp e com a música electrónica de David Behrman, Gordon Mumma, David Tudor e Lowell Cross, realizada a 5 de Março de 1968 no Ryerson Theatre, em Toronto, no Canadá.

- PUB -

A performance vai marcar o fim da exposição “O que faz falta é agitar a malta”, patente no Parque Empresarial Baía do Tejo, e anunciar a próxima exposição a decorrer na Associação Cultural Ephemera.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -