23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPerformance musical “Reunion XXI” hoje na Baía do Tejo

Performance musical “Reunion XXI” hoje na Baía do Tejo

O artista, compositor e investigador Jonas Runa desafiou José Pacheco Pereira, curador da exposição “O que faz falta é agitar a malta”, do espaço Ephemera, para participar hoje na performance musical “Reunion XXI”, no Parque Empresarial Baía do Tejo.

- PUB -

“Jonas Runas vs José Pacheco Pereira” serve, desta forma, para apresentar duas novas obras sonoluminescentes do artista: Reunion XXI e Oumuamua. Sendo que, as duas instalações vão estar interconectadas e vão ser reactivas às acções dos participantes.

“A performance recorre a uma partida de xadrez sónica e luminosa, na qual as jogadas activam composições de som e luz. Assim, ao invés de uma experiência fechada e repetível, o resultado vive à mercê da incerteza, da forma aberta, da imaginação e do desconhecido”, explica a Baía do Tejo.

Este evento celebra os 50 anos de “Reunion”, uma performance colaborativa concebida por John Cage, que contou com a participação de Marcel Duchamp e Teeny Duchamp e com a música electrónica de David Behrman, Gordon Mumma, David Tudor e Lowell Cross, realizada a 5 de Março de 1968 no Ryerson Theatre, em Toronto, no Canadá.

- PUB -

A performance vai marcar o fim da exposição “O que faz falta é agitar a malta”, patente no Parque Empresarial Baía do Tejo, e anunciar a próxima exposição a decorrer na Associação Cultural Ephemera.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -