26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAlunos da Faculdade de Arquitectura apresentam soluções urbanísticas para a frente ribeirinha

Alunos da Faculdade de Arquitectura apresentam soluções urbanísticas para a frente ribeirinha

Um grupo de alunos do 4.º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa apresentaram, na passada terça-feira, 17, um conjunto de estudos académicos a demonstrar várias soluções de urbanismo possíveis para o desenvolvimento da Frente Ribeirinha do Montijo.

- PUB -

A iniciativa, que decorreu nas instalações do Centro Paroquial, permitiu ainda aos alunos darem a conhecer propostas concretas para um centro cultural, congregando auditórios, zonas comerciais e piscinas ribeirinhas, bem como uma solução de habitação que propõe a reutilização de alguns edifícios industriais abandonados.

Os trabalhos apresentados foram realizados pelos alunos durante o ano lectivo 2017-2018, sendo que o processo teve inicio há dois anos na sequência de um desafio lançado pelo ex-vereador do PSD Pedro Vieira à Faculdade de Arquitectura, onde o social-democrata (que, recorde-se, preside à Comissão Política local do partido) foi aluno.

- PUB -

A apresentação e o debate contou com a participação do professor arquitecto Miguel Baptista-Bastos, que fez o enquadramento do âmbito académico dos estudos realizados. Seguiu-se um animado período de debate e participação com a população presente, tendo sido passada a ideia de que o território ribeirinho do Montijo “tem um grande potencial de desenvolvimento, com capacidade de se desenvolver por si próprio”, que pode resultar até mesmo sem aeroporto.

O arquitecto Pedro Vieira considerou que a apresentação dos resultados dos trabalhos realizados pelos alunos “permite ampliar o conhecimento e abre à sociedade o debate de ideias e soluções de urbanismo e arquitectura de qualidade para a cidade”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -