21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeAlunos da Faculdade de Arquitectura apresentam soluções urbanísticas para a frente ribeirinha

Alunos da Faculdade de Arquitectura apresentam soluções urbanísticas para a frente ribeirinha

Um grupo de alunos do 4.º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa apresentaram, na passada terça-feira, 17, um conjunto de estudos académicos a demonstrar várias soluções de urbanismo possíveis para o desenvolvimento da Frente Ribeirinha do Montijo.

- PUB -

A iniciativa, que decorreu nas instalações do Centro Paroquial, permitiu ainda aos alunos darem a conhecer propostas concretas para um centro cultural, congregando auditórios, zonas comerciais e piscinas ribeirinhas, bem como uma solução de habitação que propõe a reutilização de alguns edifícios industriais abandonados.

Os trabalhos apresentados foram realizados pelos alunos durante o ano lectivo 2017-2018, sendo que o processo teve inicio há dois anos na sequência de um desafio lançado pelo ex-vereador do PSD Pedro Vieira à Faculdade de Arquitectura, onde o social-democrata (que, recorde-se, preside à Comissão Política local do partido) foi aluno.

- PUB -

A apresentação e o debate contou com a participação do professor arquitecto Miguel Baptista-Bastos, que fez o enquadramento do âmbito académico dos estudos realizados. Seguiu-se um animado período de debate e participação com a população presente, tendo sido passada a ideia de que o território ribeirinho do Montijo “tem um grande potencial de desenvolvimento, com capacidade de se desenvolver por si próprio”, que pode resultar até mesmo sem aeroporto.

O arquitecto Pedro Vieira considerou que a apresentação dos resultados dos trabalhos realizados pelos alunos “permite ampliar o conhecimento e abre à sociedade o debate de ideias e soluções de urbanismo e arquitectura de qualidade para a cidade”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -