É urgente dizer basta!

É urgente dizer basta!

É urgente dizer basta!

, Médico
1 Junho 2022, Quarta-feira
Mário Moura - Médico|

1É urgente dizer basta disse emocionado o Papa Francisco referindo-se ao morticínio naquela escola do Texas, que foi noticia a semana passada. Todos sabemos o poder do chamado “loby” das armas nos Estados Unidos da América . “loby” que ainda nenhum Presidente dos USA conseguiu domar. Obama tentou introduzir alguma legislação que impedisse que doentes mentais pudessem comprar armas, mas com Trump voltou tudo à primeira forma – uma lei de mil setecentos e tal , redigida na Constituição após a Guerra da Independência, lei talvez aceitável naquela época num país dividido , num país conquistado a tiro contra os naturais e depois repovoado durante a dominação inglesa por condenados ao desterro por crimes graves E para alterar a Constituição daquele país são necessários dois terços do Senado, coisa que tem sido impossível até aos dias de hoje. E entretanto morticínios como este último repetem-se cada vez com mais frequência – só neste meio ano já se contabilizam uns quatro (!). É preciso dizer basta ,diz muita gente e…no entanto tudo continua na mesma !
É preciso igualmente dizer basta a esta escalada de guerras em que estamos vivendo! Quem faz mudar os pensamentos expansionistas e de poder dum Putin , dum “XI- qualquer coisa “à frente da China ou mesmo ao espírito de pretenso “policia do mundo” de Biden? É preciso dizer basta ao domínio ABSOLUTO dos donos do dinheiro sobre as políticas do mundo em que vivemos – será que em Davos houve alguma sensibilidade á pobreza e á fome que mata por esse mundo fora? É preciso dizer basta ao espírito hedonista, imediatista e individualista que enche os cerebrozinhos da nossa atual juventude …e não só ,é preciso dizer basta ao poder e à adoração da tecnologia abafando totalmente os chamados valores da ética, da afetividade ou da fraternidade – valores adquiridos através dos últimos séculos naquilo a que usualmente chamamos de civilização. É por isso que os comportamentos hoje generalizados nos colocaram neste mundo de hipocrisia,de anseios de poder e de ganância de ter…de ter cada vez mais bens”. É preciso dizer basta aos atentados permanentes e repetidos de agressões à “mãe terra” colocando-nos todos sob a ameaça da inabiltabilidade para os atuais bisnetinhos das atuais famílias. É preciso dizer basta ao desperdício, ao consumismo a uma produtividade enorme depois mal distribuída, resultando em umas vintenas de multimilionários em face de milhões de famintos e de multidão de quase pobres!
É preciso dizer basta e não podemos argumentar que não existem pistas esquecidas que nos poderão consumar esse BASTA! Será que hoje ninguém lê? Será que há uma amnesia coletiva do que tantos bons pensadores escreveram e…até alguns viveram para exemplo? Alem de viver bem (o que se entende por isto?), alem de andar a correr para chegar primeiro ou alem de viver na ânsia de ter muito, o lado bom dos seres humanos se contenta com este mundo de guerras, de abismos entre as classes, de ódios e tiroteios incompreensíveis, de famílias desfeitas, de violências de todo o genero , violências que quando paramos para pensar todos, ou quase todos, achamos serem impróprias para as tais pessoas que se dizem, ou julgam, civilizadas em boa verdade acham mal , só que no minuto seguinte a sua má formação faz esquecer.
Para podermos dizer basta e concretizar esse basta é necessário e urgente investir na cultura, na educação, no desenvolvimento de” homens novos”
Como dizia um filosofo:” é necessário mudar este mundo e depois mudar este mundo mudado” E para tal é urgente dizer BASTA!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Médico
25/09/2024
, Ex-bancário, Corroios
24/09/2024
- PUB -
- PUB -