28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoÉ preciso mudar este mundo

É preciso mudar este mundo

“É preciso mudar este mundo e depois mudar este mundo mudado”, dizia um filósofo celebre querendo dizer que a vida social era (e é!) um processo em evolução permanente, em que nada é estático. E isto é válido para a sociedade em que temos vivido e que nos trouxe à atual situações em que vivemos.

- PUB -

E se pensarmos bem, logo após a revolução industrial e o início do vertiginoso progresso das ciências e da tecnologia, as nossas sociedades enveredaram por caminhos errados. É evidente que a comodidade e o bem-estar, tal como a satisfação e o prazer, foram recebidos alegremente pelas generalidade das pessoas e, lentamente, foram aparecendo várias classes sociais de harmonia com o ter mais coisas e mais poder.

Progressivamente, o trabalho foi sendo secundarizado em favor do capital. Progressivamente os detentores de mais poder foram querendo “mandar” nos com menos posses, levando lentamente e insidiosamente a que alguns fossem sendo espoliados, não só de bens, mas igualmente da sua dignidade de cidadãos.

Esta evolução foi criando pessoas, sociedades e países com grande poder e domínio sobre outros, a quem iam tirando os bens das regiões habitadas pelos mais pobres.

- PUB -

Certos pensadores mais sagazes foram dando conta da marcha enviesada da nossa sociedade, mas o processo tortuoso desta evolução não parava e – pelo contrário – ia-se sempre agravando. Em maio de 1968 os estudantes da universidade de Paris deram ouvidos a estes pensadores e fizeram barricadas nas ruas, durante dias, numa verdadeira revolução, com a curiosidade de a sua atitude não ter qualquer eco no operariado.

As pessoas não entendiam as razões daquela revolta e – em boa verdade – nem eles sabiam o que queriam, apenas sentiam que a sociedade não caminhava na correta direção. Ao fim de alguns dias o Presidente da República entra em Paris com as suas tropas e põe fim à revolta. É curioso que dois ou três dias depois o povo de Paris veio para as ruas festejando ruidosamente aquele regresso à “normalidade”.

A maioria do povo vivia satisfeito sem se aperceber de que se ia por caminho errado.  E, entretanto, a ganância do poder e do ter, foi levando a duas guerras na Europa, a fenómenos como os campos de concentração, uma corrida ao armamento (cada vez mais poderoso e destruidor), a uma verdadeira “luta de galos” entre os mais ricos e poderosos, ou seja, entre a América do Norte, a Rússia e a China. A Europa tentou unir-se e encostou-se aos Estados Unidos da América.

- PUB -

Reuniões e mais reuniões, tratados e até tribunais internacionais, mas é bem evidente que ninguém cede aos seus interesses, fecham as fronteiras a quem foge de zonas de pobreza, de terras exploradas até à exaustão e aí estamos com guerras muito feias e mortíferas às portas da Europa e no Oriente, para alem de muitos outros focos espalhados pelo mundo – e estamos mesmo à beira duma grande guerra mundial e de verdadeiros extermínios de populações indefesas.

Quem comanda os mais poderosos nada faz, para alem de reuniões e mais reuniões, de palavras ocas e sem consequências práticas para corrigir o tal “caminho errado” que trilhamos há décadas. Tal como em Maio de 68, temos os explorados da base da pirâmide social a manifestarem-se. Temos os agricultores levando os seus tractores até Paris e Bruxelas, temos, aqui entre nós, protestos de quase todas as classes: os professores, os médicos e enfermeiros, o pessoal da justiça e até os policias.

A juventude há muito que protesta essencialmente contra os desvarios das agressões à mãe natureza, que – essa sim – grita com tufões, inundações, degelos e temperaturas anormais.

Teremos ou não de “mudar este mundo e depois mudar este mundo mudado”?

Estamos em aguerrida campanha eleitoral – será que os nossos políticos se apercebem desta necessidade de mudar o sistema ou apenas continuam nesta caminhada para a inabitabilidade do planeta e apenas na defesa dos seus interesses?

E o “bem comum”? E a dignidade da pessoa humana, continua esquecida?  A resposta aos protestos é normalmente aumentar os vencimentos. Mas muitos dos que protestam vão pedindo mais dignidade e isso não é compreendido pelos “mandantes”.

Serei apenas um “velho do Restelo”, como diz Camões?

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -