28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoA relva azul e a campanha eleitoral

A relva azul e a campanha eleitoral

Vim ao Brasil de férias e aproveitei para rever alguns amigos. Um destes meus amigos contou-me uma fantástica fábula, de um autor desconhecido, que relata a história de um tigre, um burro e um leão.

- PUB -

“Conta-se que certa vez o tigre e o burro estavam a discutir sobre a cor da relva. O tigre dizia que a relva era verde, o burro insistia que era azul. Em dado momento os ânimos ficaram exaltados e quase partiram para uma mútua agressão física. Resolveram, então, ir consultar o leão, o rei da selva.
Mal avistaram o leão, o burro começou a gritar e antecipadamente perguntou: “a relva  não é azul? … a relva não é azul?” O leão respondeu: “é sim!” Aí, o burro disse ao leão: “então castigue esse tigre teimoso, pois ele insiste em dizer que a relva é verde”. O leão disse ao tigre: “como castigo pela tua teimosia, vais ficar quatro anos sem poder falar”. O tigre, por sua vez, questionou o leão: “mas, majestade, o senhor sabe que a relva é verde, nesse caso por que deu razão ao burro?”.  E o leão respondeu: “é para tu aprenderes que não deves entrar em discussões inúteis com quem não tem sabedoria e não é humilde”.

A conclusão moral da história ensina que não se deve discutir com quem já tem opinião formada, com quem não vai ceder, mesmo diante de argumentos irrefutáveis.

Entramos em pré-campanha eleitoral, momento em que os candidatos a cargos governamentais, mentem, criam falácias em busca de votos dos eleitores, fazem falsas promessas iludindo os incautos e os gananciosos. É uma fase crítica para a economia do país, onde quase tudo se promete, mesmo que em muitos casos seja impossível.

- PUB -

Na fábula, se o tigre tivesse ficado em silêncio, e não entrasse em discussão com o burro, certamente não receberia o castigo que lhe foi imposto pelo rei leão. Por outro lado, se tivesse tido a posição de enfrentar o seu adversário e fazer-se ouvir antes da sua manifestação perante o leão, iria assegurar uma vantagem competitiva, mas seria esta última decisão a mais acertada?

Como dizia Mark Twain: “a abelha trabalha na escuridão, o pensamento trabalha no silêncio e a virtude no segredo”.

Nesta campanha eleitoral, não se deixe enganar e leia os programas eleitorais. E se encontrar pelo caminho alguém que acha que a relva é azul, não perca tempo e energias com essa pessoa, vá em frente, pense pela sua cabeça e procure sempre a verdade.

Claudio Anaia
Crítico de cinema
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -