4 Maio 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoAno de eleições na política e no futebol!

Ano de eleições na política e no futebol!

O presente ano de 2024 traz consigo um conjunto de eleições, pelo que é um momento em que os cidadãos são convidados a escolher quem os deve representar.

- PUB -

No futebol, para além das muito mediáticas eleições no Futebol Clube do Porto, em que Jorge Nuno Pinto da Costa parece poder vir a ter a oposição de André Villas Boas, teremos eleições na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e na Associação de Futebol de Setúbal (AFS).

Na FPF, por limitação de mandatos, o atual presidente, Fernando Gomes, não poderá ser candidato e irá com certeza iniciar-se um novo ciclo. Fernando Gomes vai deixar o cargo com uma marca de elevada qualidade, consubstanciada por várias ações, nomeadamente a edificação da cidade do futebol, a criação do Canal 11, o desenvolvimento do futebol feminino com a marca da primeira participação num Campeonato do Mundo, a criação da Unidade de Saúde e Performance, a criação da Portugal Football School, o sucesso da Liga 3 e da Liga Revelação, o investimento no VAR, o aumento do número de praticantes, o título mundial e europeu de futsal e de futebol de praia, bem como o título europeu e a vitória na primeira edição da Taça das Nações. Estas medidas e resultados, entre outros, fazem de Fernando Gomes o melhor presidente de sempre da FPF e deixam nos potenciais candidatos a sucessores uma enorme responsabilidade. Não será fácil, refira-se, fazer melhor.

A comunicação social começou por apontar o nome de Luís Figo, antigo capitão da seleção nacional, como potencial candidato. Mais recentemente, em entrevista ao jornal “Record”, Pedro Proença, ex-árbitro internacional e Presidente da Liga de Futebol Profissional e da Associação das Europeias de Futebol, admitiu que poderia vir a ser candidato à presidência da FPF. Importa também saber se as associações distritais de futebol pretendem apresentar um candidato.

- PUB -

Acredito que até ao final da época surgirão novidades. Quem vencer as eleições na FPF terá a sublime honra de dirigir o futebol, o futsal e o futebol de praia de Portugal. Porém, deverá ter consciência da dificuldade que será continuar o legado de sucesso de Fernando Gomes.

Quanto à AFS, haverá mudança? Ou vamos manter a atual liderança?

Os clubes irão decidir.

- PUB -

Desejo a todos um feliz ano de 2024. Brindemos à vida!

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -