28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoO essencial

O essencial

Claro que é muito importante que se esclareça ao máximo tudo o que consta do que ficou conhecido como o processo Influencer que levou à demissão de António Costa e à queda do Governo, e que a justiça absolva ou condene quem tiver de o fazer. Mas isso não é o essencial.
O essencial, é que se acabe com as imorais assimetrias, entre a minoria que enriquece com lucros fabulosos dos grupos económicos donos das principais empresas, das seguradoras e da banca, e os quase 3 milhões de pobres, muitos deles, sobrevivendo da caridade pública direta, ou indireta, através de instituições de solidariedade social, como o Banco Alimentar contra Fome, e os mais pobres de todos, os sem abrigo, cujo número tem aumentado exponencialmente. Isso é que é o essencial! E possível de alcançar.
Sabemos a desilusão do povo com tanta promessa não cumprida, mas sabemos também o quão essencial é lembrar quem são os principais culpados do estado a que chegou a Saúde, o Ensino, a habitação, o emprego, a Segurança Social.
Muitos milhares sem médico de família, à espera de uma cirurgia inadiável, a irem de madrugada para a porta dos centros de saúde por uma consulta, inúmeros serviços encerrados, e a hemorragia de médicos e enfermeiros por falta de condições de trabalho e salários mais justos, do Serviço Nacional de Saúde para o privado que continua a engordar, ou para o estrangeiro. São professores e auxiliares há anos a reclamar por melhores condições de trabalho e de ordenado. São os jovens a ficarem cada vez até mais tarde na cada dos pais porque não conseguem alugar ou comprar uma para si. São ainda os jovens e não só, com empregos precários e mal pagos. São os reformados e pensionistas a deitar contas à vida a ver se comem ou tomam os medicamentos porque o dinheiro não chega para as duas coisas.
É preciso lembrar no próximo dia 10 de março quais são os dois partidos, à vez ou acompanhados com ou sem o CDS, responsáveis por este lamentável estado de coisas?
É preciso lembrar e demonstrar que as novas versões da direita e da extrema-direita, respetivamente a Iniciativa Liberal e o partido do senhor Ventura, são ainda piores? Dizem que são pela liberdade, enchem a boca com ela, que abominam o Estado mas, para eles, só seria necessário para termos polícia e forças armadas, mas os contribuintes continuariam a pagar impostos. A Saúde e a Segurança Social seriam privadas. Quem não pudesse pagar seguros, não era tratado e teria de ir estender a mão à caridade. Mas os grandes acionistas dos grupos económicos manteriam, quiçá ainda mais reforçados, os seus lucros e privilégios.
Sabemos a grande influência da comunicação social dominante no condicionamento e manipulação das pessoas. Mas, essencial, é que a direita (PSD, CDS, IL e Chega) seja contida, tenha o resultado que merece, e para defesa do SNS, do direito à habitação, do controlo público das empresas estratégicas, da promoção da cultura e dos direitos dos trabalhadores e reformados, sobretudo a CDU, tenha um grande reforço.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -