3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRecordar a célebre e memorável escola de natação dos bancários em Setúbal

Recordar a célebre e memorável escola de natação dos bancários em Setúbal

A escola de natação dos filhos dos sócios do SBSI (Sindicato dos bancários Sul e Ilhas – hoje MAIS Sindicato) em Setúbal, foi uma das “lutas” e das histórias da minha vida sendo esta uma delas, com muito êxito.

- PUB -

Uma direcção da Distrital do Sindicato dos Bancários em Setúbal fez um inquérito aos sócios para auscultar do que queriam que fosse dinamizado no sindicato, uns um torneio de futebol, outros de salão de ténis de mesa, xadrez, damas, jogos de cartas, etc.

E eu sugiro uma escola de aprendizagem de natação, e a minha sugestão foi muito bem aceite e louvada pela direção, de que fui o impulsionador e o monitor das aulas de natação.

E assim iniciaram as aulas de natação no Clube Naval Setubalense aos sábados de manhã e no verão, porque a piscina ainda não tinha aquecimento. Mais tarde, após o 25 de Abril de 1974, o Sindicato conseguiu a cedência da utilização das piscinas aquecidas na base militar dos Fuzileiros Navais do Vale de Zebre, em Coina, aos domingos de manhã para a turma que estava inscrita de Setúbal.

- PUB -

Assim, a Distrital consegui angariar mais filhos dos sócios residentes em Coina, Palmela, Almada, Montijo, Seixal, Barreiro e Alcochete.

Ao começar as aulas na piscina de Vale de Zebre com poucos alunos, o que me deixou triste e desanimado, de tal maneira que quase quis deixar este projeto. Mas, logo na segunda aula começaram a aumentar a presença dos alunos.

Depois os pais e meus colegas e pais contaram-me o motivo de não terem levado os filhos às aulas de natação numa base militar. Era questão que se vivia na época, muito recente do 25 de Abril e aí questionaram-me qual era a minha dedicação à aprendizagem da natação ou qualquer motivo que não fosse só a natação.

- PUB -

Esclarecida a minha posição, perante os colegas foi extraordinário e foram a meu favor, de tal maneira que angariei muitos amigos que estiveram num festival de natação, onde foi realizado um almoço de confraternização com os alunos, pais e familiares na Herdade do Rio Frio no Montijo, que maravilha. O convívio com os alunos, pais familiares e amigos.

As aulas e os festivais anuais no Clube Naval Setubalense continuaram. Entretanto, o Sindicato conseguiu que a Câmara Municipal de Setúbal disponibilizasse o tanque de natação de água aquecida em Montalvão, para a continuação da aprendizagem da natação aos dias de semana ao final do dia.

Quando a Escola de Natação do SBSI comemorou 25 anos de funcionamento, a direção do Sindicato realizou um almoço com alunos das várias classes, extensivo aos pais e familiares no restaurante “Solar do Lago”. No final fui homenageado com um estojo belíssimo e uma enorme placa que agradeci comovido e sensibilizado, que guardo “religiosamente” na minha sala de recordações.

E, está foi mais uma das “lutas” e histórias da minha vida e recordá-las é VIVER.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -