28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoA pobreza pode ser erradicada

A pobreza pode ser erradicada

Assinalaram-se recentemente o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Respetivamente, a 14 e 17 deste mês.

- PUB -

Naturalmente, falou-se destes assuntos. Nomeadamente, da pobreza.

O Presidente da República, com certeza, num recado ao Governo, disse que novas abordagens e modelos de ação devem ser implementados para o seu combate.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, propôs mesmo uma tal figura de Gestor Social de Caso, e que as autarquias colaborem mais no combate, palavras minhas, a esta chaga social.

- PUB -

E pronto, ficamos assim. Creio que Marcelo não especificou as abordagens e os modelos de ação que referiu, nem a senhora ministra disse se vão ser transferidas verbas com esse fim para as autarquias. Para já, parece que não constam no novo OE. E o tal gestor, deve servir apenas para apurar o número de pobres que os Governos dos partidos de Marcelo e de Ana Mendes Godinho, têm gerado ao longo de todos estes anos, praticamente desde o 25 de Abril, que se têm alternado à frente dos destinos do país.

Quem ande minimamente atento, sabe que o numero de pobres tem aumentado. E muito. Segundo responsáveis por organizações assistencialistas, incluindo os sem abrigo, de uma forma exponencial.

Segundo o INE, são mais de dois milhões que vivem ou estão no limiar da pobreza. E muitos deles, empobrecem mesmo a trabalhar.

- PUB -

Portanto, para além do desemprego, uma das causas da pobreza, são os baixos salários e pensões de reforma, e o crescente aumento do custo de vida. Em contrapartida, o que é que vemos? Não são os lucros dos grupos económicos sempre a crescer? Não são os banqueiros a arrecadarem milhões por dia? (15 milhões de euros ) Não são os 5% mais ricos do país, a acumularem 42% da riqueza nacional?

Portanto, assim, evidentemente, não se combate a pobreza! E todas as teorias de novas abordagens  e gestores sociais, não passam disso mesmo, teorias.

Mas a pobreza pode ser erradicada! Não pode ser, é com as políticas do PS, do PSD, ou dos seus sucedâneos, IL e Chega. Esses são mais do mesmo, e de uma forma ainda mais demagógica se chegassem a ter algum quinhão de poder.

Portanto, a pobreza não é uma fatalidade. E os responsáveis por ela, sabem-no bem! Só que, para acabarem com ela, os privilégios da minoria que representam, tinham de dar lugar a uma muito mais justa e moral distribuição do que deve ser de todos. Principalmente dos que produzem, os trabalhadores.

Bastava que se aplicassem as propostas da oposição. Nomeadamente, as do seu principal partido; o PCP.

Também não é retirando fundos ao Estado com as privatizações, como a da TAP, que se combate a pobreza. Antes pelo contrário.

As guerras também aumentam a pobreza e igualmente podem acabar. Por exemplo, esta absolutamente miserável, que está a matar o povo palestiniano à fome, à sede, à bomba e por falta de cuidados médicos. Bastava que os EUA e a submissa UE, lhe retirassem o apoio e o ocupante saísse da Palestina.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -