28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoQue será preciso mais?

Que será preciso mais?

Tenho andado para escrever sobre as consequências do dilúvio que se abateu sobre a Líbia, ampliadas pelo outro dilúvio de metralha com que os senhores da guerra, os “senhores” que se armam em moralistas do mundo, que já a tinham destruído. Ainda não o fiz porque a atualidade regional e nacional se tem imposto, mas hei-de fazê-lo.
Hoje referimos alguns tristes e relevantes acontecimentos mais ou menos recentes, ocorridos cá pelo burgo. Quem esteve minimamente atento aos noticiários do penúltimo fim-de-semana, deve ter notado o que aconteceu nas urgências dos serviços de neonatologia, vulgo maternidades, dos principais hospitais da Grande Lisboa. Se estão lembrados, no Beatriz Ângelo em Loures, no Garcia de Orta em Almada e no de Santa Maria em Lisboa (este por motivo de obras), esses serviços estiveram fechados. Nestas unidades do Serviço Nacional de Saúde, apenas houve possibilidade de atendimento a grávidas em trabalhos de parto ou consultas da especialidade, no Hospital São Francisco Xavier. Que, evidentemente, não chegou para as encomendas.
A par da situação, por motivos óbvios, imagine-se a aflição das senhoras na iminência de dar à luz e respetivas famílias. Nomeadamente, as menos abonadas para recorrerem aos privados.
Outro triste facto que também não deixa nada bem na fotografia os governantes a nível do poder central, mas também muitos do local e mais ou menos todos nós, é o número crescente de acidentes rodoviários provocados por animais selvagens, sobretudo javalis, e ainda mais, mais do dobro, pelos domésticos; cães e gatos.
Segundo o Jornal de Notícias de 25/9, dados da GNR, nos últimos quatro anos, aconteceram mais de 11mil desses acidentes de que resultaram dois mortos, 15 feridos graves e centenas de ligeiros. Só o ano passado, registaram-se 3157. Mas no primeiro semestre deste ano, já se verificaram 1418, quase metade de 2022.
Em declarações ao JN, a provedora do animal, Laurentina Pedroso, disse o óbvio. Disse que tem aumentado progressivamente o abandono destes nossos tão afetuosos companheiros e que depois a superlotação dos centros de recolha e das associações de animais, implica uma maior probabilidade dos animais não serem recolhidos. O que conduz a reproduções indesejadas e à proliferação.
Quanto aos javalis, é o controlo da espécie que não é feito e tem a ver também com o abandono das terras, do interior. Em relação ao abandono de cães e gatos, as dificuldades económicas para alimentação e cuidados veterinários, terão importância. Mas deve-se sobretudo à irresponsabilidade, à crueldade e à impunidade.
Conclusão, nesta matéria, como noutras, o poder central mas também o local, refletem a prática da grande maioria, do povo: há uma minoria que protege os animais, que os trata como devem e merecem, há outra minoria que os maltrata, e a grande maioria que se está nas tintas, que lhe é indiferente. Uma tristeza que nos deveria envergonhar a todos.
Que será preciso mais, para que haja decência e as coisas mudem?

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -