1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRepto: façam a viagem

Repto: façam a viagem

O estender de murais artísticos ao longo de ruas, avenidas e praças, dando abrigo em grandes prédios a quem lá mora ou trabalha, não será um disparate afirmar que tem um precedente infindável – como terá sempre futuro, em pé de igualdade – nos graffitis que se multiplicam, é caso para dizer, percorrendo todos os continentes, aos milhões.
Mas há pouco um reencontro de amigos que conviveram bem jovens em Estarreja suscitou a recordação de um encanto, e encanto por não deixarem de saber que se tratava da luta pela Liberdade, e hoje podemos acrescer: e pelo 25 de Abril, porque de casa para a Escola Primária paravam sempre, decisão política (imagine-se: com 6, 7 anos!!!), do lá de lá da estrada, a relerem uma pichagem: «Liberdade para Mário Sacramento».
Não podiam deixar de vir à liça as Favelas do Rio de Janeiro, onde a bem dizer há-de estar, e desde que século?, aceite-se o risco de exagero, o primeiro dos milhões atrás contados. E um dos jovens, agora residente na Margem Sul, à Beira Sado, contou: «Numa noite avançada, num apeadeiro da Linha do Sado, a passos do Vale da Amoreira, estando eu sozinho à espera do último comboio que vinha do Barreiro, um numeroso grupo de rapazes africanos saltou a linha para o meu lado, e apontou-me o dedo: “Está giro, não está?”».
Por debaixo da plataforma, bem alongado, um manuscrito, chamem-lhe gatafunho, que não nós: “muros são mídia sem censura”.
Repto: façam a viagem.

Artigo anterior
Próximo artigo
Valdemar Santos
Militante do PCP
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -