1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Vitória Futebol Clube, Campeão Nacional de Futebol Feminino da 3ª...

PENSAR SETÚBAL: Vitória Futebol Clube, Campeão Nacional de Futebol Feminino da 3ª Divisão Nacional (Parte I)

“O nosso grande objectivo é procurar sempre dignificar o Vitória Futebol Clube”

- PUB -

Victor Conduto, coordenador do futebol feminino do Vitória

Um destes dias, quando deambulava pela cidade, fui abordado por um senhor, setubalense e vitoriano que não conhecia e, com um incomparável sotaque setubalense que eu adoro, perguntou-me delicada, mas frontalmente, se eu erra aquele senhorr com nome estrrangêrre que escrrevia também sobrre o Vitórria.

Disse-lhe que sim. Acto contínuo, o referido senhor disse-me que lia as minhas crrónicas com rregularidade, que gostava (agradeci, naturalmente); só que às tantas perrguntou-me porque é que não escrevia sobrre o futebol feminino que tantas alegrrias nos tem dado?

- PUB -

Tinha e tem toda a razão. Andamos tão tristes e deprimidos com os homens que (quase) nos esquecemos das mulheres, o que neste caso, seria uma tremenda injustiça.

Portanto, vamos a isso. Gostosamente.

Para a realização destas crónicas contei com o inestimável apoio de Vítor Conduto, Coordenador do Futebol Feminino, bem como de Filipa Lopes, Directora de Comunicação do Vitória, a quem agradeço também publicamente.

- PUB -

O futebol feminino do Vitória Futebol Clube arrancou este ano, e a história, bem como os acontecimentos mais importantes associados, serão escalpelizados na crónica da próxima semana.

Aliás, a partir de agora, irei dar neste espaço de opinião, todo o destaque que o futebol feminino do Vitória nos deve merecer.

Estamos a falar de um registo notável e impressionante das ‘Meninas do Sado’, que nesta época saldou-se em vinte e um triunfos e três empates, num total de vinte e quatro jogos na prova.

Cento e sete golos marcados e dezoito sofridos.

Um orgulho para todos nós.

Tudo isto decorreu em três fases: na primeira fase venceram todos os jogos; na segunda fase, empataram dois e venceram os restantes; na terceira fase, com o Tirsense, uma vitória e um empate.

O primeiro jogo da final decorreu contra o Tirsense, no Estádio do Bonfim.

Desde o início da partida, notou-se um claro ascendente do  Vitória que dominou do primeiro ao último minuto.

Todavia, ao intervalo o resultado manteve-se em 0-0.

Na segunda parte, o domínio do Vitória intensificou-se e aos 65 minutos na sequência de um ressalto dentro da área, onde estiveram envolvidas várias atletas, Carolina Santana rematou ao ângulo superior esquerdo da baliza do Tirsense.

Aos 83 minutos, na sequência de um canto, a bola sobrou para Kika que rematou certeira para o segundo golo

Quase no declinar da partida, mais concretamente aos 90 mais 2, na sequência de uma jogada em que a atleta Lígia Deitado driblou, passando por várias atletas adversárias, centrou para o segundo poste onde apareceu rápida Maria Correia a finalizar, colocando o resultado nos 3 – 0 finais.

Na segunda partida realizada em Santo Tirso, assistiu-se a um jogo renhido, equilibrado, bem disputado, com o domínio sempre a pertencer ao vitoria, com várias oportunidades não concretizadas.

Nessa segunda parte, foi expulsa a capitã Carla Cardoso. Contudo, e ao contrário do que podia parecer, a equipa ficou mais determinada e unida, não se notando em campo a diferença de uma futebolista.

Na sequência de um penalti conseguido através de um derrube sobre Lígia Deitado, que a própria concretizou, o Vitória adiantou-se no marcador, tendo o Tirsense empatado também de penalti.

 

No final do jogo, foi entregue, com toda a justiça, às futebolistas do Vitória Futebol Clube, a Taça de Campeão Nacional de Futebol Feminino da 3ª Divisão.

Fica aqui a ficha técnica correspondente aos dois jogos.

CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL FEMININO

(3ª DIVISÃO)

  • ÉPOCA: 2022/2023
  • 1ª MÃO: Estádio do Bonfim, 4 de Junho de 2023
  • RESULTADO: Vitória, 3 – Tirsense, 0
  • 2ª MÃO: S. Tirso, 11 de Junho de 2023
  • RESULTADO: Vitória, 1 – Tirsense, 1
  • COORDENADOR: Victor Conduto
  • TREINADOR: Ricardo Miguel Vieira
  • EQUIPAS: Raquel Pereira, Madalena Louro, Kika, Inês Peixe, Maria Correia, Carlota Filipe, Carla Cardoso, Inês Pinto, Daiane Fogel, Lígia Deitado, Carolina Santana
  • MARCADORAS: (1ªMão) – Carolina Santana, Kika, Maria Correia

(2ª Mão) – Lígia Deitado

VIVA O VITÓRIA

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -