26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoContinuamos a construir o nosso concelho e a prosseguir na implementação dos...

Continuamos a construir o nosso concelho e a prosseguir na implementação dos valores de Abril

Há 49 anos, aquela madrugada libertadora transformou o sonho e a esperança em realidade. Portugal pôde finalmente, em democracia, empenhar-se na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

- PUB -

Das inúmeras conquistas e progressos que o 25 de Abril de 1974 trouxe, destaco a importância do Poder Local Democrático. No Seixal, as transformações económicas e sociais foram imensas nestes 49 anos, fruto do trabalho das autarquias, em conjunto com a sua população e as forças vivas do concelho, tendo como objectivo fundamental a criação de condições de vida dignas para as pessoas que aqui habitam ou trabalham.

Da vontade popular nasceu um Estado de direito democrático. Juntamente com a população, foram construídas escolas, redes de águas e saneamento, equipamentos culturais e desportivos, estradas e jardins…

Com as pessoas e para as pessoas, continuamos a construir o nosso concelho e a prosseguir na implementação dos valores de Abril. Continuamos a lutar pela continuidade e aprofundamento da democracia política, social e económica, pela igualdade e pela justa repartição da riqueza.

- PUB -

Nestas comemorações do 25 de Abril, com o lema “A liberdade é a nossa maior força”, o município do Seixal inclui, no programa, além de várias iniciativas culturais e desportivas, a inauguração de diversos equipamentos e espaços públicos que se vão traduzir em melhores condições de vida para a população do concelho.

Espaço de Jogo e Recreio da Quinta de São Nicolau, Balcão Seixal Best, Loja do Empresário, 1.ª fase do Parque Urbano da Torre da Marinha, Espaço Requalificado na Avenida Luís de Camões, no Miratejo, e o Parque Metropolitano da Biodiversidade são alguns dos equipamentos e espaços que inauguramos nestes dias.

Ao longo de 49 anos de Democracia temos assistido a muitos avanços e progressos, mas também vivemos verdadeiros ataques aos valores e conquistas de Abril, no desinvestimento nos serviços públicos, na saúde, na educação, no abastecimento de água, no saneamento e na recolha de resíduos, dando espaço ao crescimento do investimento privado em áreas que têm de permanecer no domínio público porque só assim se garante a universalidade de acesso.

- PUB -

Assistimos igualmente a fortes ataques à autonomia do Poder Local Democrático e à sua capacidade de intervenção na resolução dos problemas das populações. São exemplos desses ataques o subfinanciamento, a supressão de freguesias ou as transferências de competências em áreas como a saúde, a educação e acção social, sem a devida transferência de meios financeiros e humanos.

Hoje, cabe a nós, filhos de Abril, honrar a coragem e a integridade de todos os que lutaram pela liberdade e pela democracia. Cabe-nos defender os valores e as conquistas de Abril, construir um presente e um futuro mais justo, defender a Constituição da República Portuguesa, a valorização das funções sociais do Estado e o serviço público.

Viva o 25 de Abril!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -