19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoComemoração do aniversário do 25 de Abril justifica-se mais do que nunca

Comemoração do aniversário do 25 de Abril justifica-se mais do que nunca

O 25 de Abril de 1974 que trouxe a liberdade e a democracia ao povo português, após 48 anos sob um regime fascista, mantém a força dos seus ideais libertadores e de justiça social.

- PUB -

A comemoração do 49.º aniversário do 25 de Abril justifica-se mais do que nunca, num País onde as desigualdades são gritantes e a riqueza se concentra nuns poucos, num quadro de submissões externas e poder desmesurado do capital financeiro, de corrupção e obstáculos à democracia, factores que entravam o processo de construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Intimamente ligado ao 25 de Abril, sendo uma das suas maiores conquistas e um dos pilares mais sólidos do regime democrático, encontra-se o Poder Local Democrático, cujas realizações são expressão assinalável do desenvolvimento socioeconómico do País: nos campos das infra-estruturas, dos equipamentos, da dinâmica económica e de avanços nas áreas da educação, cultura, desporto, habitação, saúde, salvaguarda e defesa do património, apoio social, ordenamento do território, entre outros, ao abrigo das suas atribuições e competências.

Nos últimos anos, ao sabor das conveniências dos sucessivos governos e das restrições orçamentais, das crises económicas e financeiras, bem como em resultado de escolhas e orientações político-ideológicas, o Poder Local Democrático tem sido amputado na sua autonomia, têm-lhe sonegado recursos financeiros, pressionado para receber mais competências sem as devidas contrapartidas financeiras e humanas.

- PUB -

Apesar de todos estes entraves temos feito todo o esforço para melhorar a qualidade de vida da nossa população. A política para os eleitos da CDU é encarada como uma actividade nobre.

É sinónimo de total empenhamento e dedicação à causa pública, estilo de trabalho colectivo, gerindo recursos escassos perante necessidades ilimitadas, num quadro onde prevalece o respeito por uma expressão que nos é cara e muito mais do que um slogan: Trabalho, Honestidade e Competência.

Viva o 25 de Abril!

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -