25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpinião25 de Abril: a importância da liberdade e a relevância do liberalismo...

25 de Abril: a importância da liberdade e a relevância do liberalismo na sociedade portuguesa

O 25 de Abril de 1974 é uma data que simboliza a liberdade e a democracia em Portugal. Há 49 anos, os portugueses conquistaram direitos e liberdades fundamentais que antes eram negados pela ditadura do Estado Novo.

- PUB -

No entanto, é importante lembrar que a liberdade e a democracia não são um dado adquirido. Viver num estado democrático pode fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e desvalorizem a importância da liberdade.

É fácil esquecer os relatos de quem viveu antes do 25 de Abril, quando a liberdade de expressão, de imprensa, de manifestação e de organização eram limitadas ou mesmo inexistentes. É fácil esquecer que muitas pessoas foram perseguidas, presas e torturadas por se oporem ao regime ditatorial.

Por isso, é importante lembrar o que o 25 de Abril representou e o que ainda representa para o povo português. Representa a luta pela liberdade e pela democracia, a conquista de direitos e liberdades fundamentais, como a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a liberdade de manifestação e a liberdade de organização.

- PUB -

Representa a possibilidade de escolher livremente quem nos governa e de participar activamente na vida política do País. Representa a possibilidade de questionar o poder e de exigir transparência e responsabilidade aos nossos governantes. O liberalismo teve um papel fundamental na conquista de direitos e liberdades.

Foram as ideias liberais que introduziram as ideias de separação de poderes e a garantia de direitos individuais, tornando possível a construção de uma sociedade mais livre e democrática. Apesar dos avanços conquistados desde o 25 de Abril, a luta pela liberdade e pela democracia ainda é necessária.

A invasão da Ucrânia pela Rússia é um exemplo de como os direitos e as liberdades podem ser ameaçados quando não são defendidos com determinação.

- PUB -

O 25 de Abril é uma data que deve ser celebrada recordando a luta pela liberdade, mas deve também ser um convite à reflexão sobre como podemos contribuir para a manutenção da democracia no nosso País.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -