29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA importância da Ética do Desporto!

A importância da Ética do Desporto!

O desporto desde as suas origens, sempre representou na sociedade muito mais que o simples conceito de desenvolvimento do corpo, e o bem estar associado ao exercício físico.  Primeiro na Grécia Antiga, procurava-se através do desporto, o culto da beleza corporal, a religião, a educação e os fins militares, depois na Roma Antiga, procurava-se o espetáculo e o entretenimento, assim como preparar o Homem para a guerra e por isso mais robusto, melhor formado fisicamente, por fim a partir de finais do século XIX, surge a origem do desporto organizado, tal como o conhecemos hoje.

- PUB -

O início do desporto atual, surge de certa forma,  associado ao movimento desportivo inglês, (meados do século XIX) que integrou os desportos de equipa nas escolas e colégios ingleses, e tinha já uma noção de ética no deporto, numa procura do equilíbrio harmonioso das forças físicas, psíquicas e espirituais, e onde era valorizado a lealdade entre companheiros de equipa e adversários, o Fair play.

Nos dias de hoje, o desporto vem sucessivamente perdendo valores, sendo encarado por muitos como um meio de promoção social e ou financeira, onde só a vitória interessa.

É nesta filosofia, que surge a causa das enfermidades de que o desporto atual padece,  a violência, o doping, a corrupção, as apostas ilegais, o racismo, a xenofobia e a exclusão social, entre outras, quando refletimos sobre estes temas, percebemos que alguns destes problemas não são exclusivos do desporto, encontram-se na sociedade em geral.

- PUB -

Neste contexto, surge o conceito de ética desportiva, que é associado a um conjunto de regras de conduta que são assumidas pelos diferentes agentes desportivos, e que colocam valores, tais como: o respeito, a disciplina, o fair play, a excelência, o espirito de equipa, a inclusão e a amizade, entre outros, como fundamentais para a prossecução do objetivo principal que é educar pelo desporto.

Desta forma, e reconhecendo que na essência da competição está a oposição, devemos olhar o adversário, como  o elemento que provoca o nosso aperfeiçoamento constante e nos faz evoluir, e nunca como um inimigo.

O desporto em que acreditamos, é antes de mais uma atividade com valores que forma indivíduos disciplinados, que trabalham diariamente em busca da sua superação, respeitando as regras existentes.

- PUB -

Só um desporto, com esta visão será capaz de continuar a atrair novos praticantes, novos adeptos e novos patrocinadores.

Compete, pois a todos os  agentes desportivos a missão e a responsabilidade de promover os valores da ética desportiva, obviamente que aqueles que regulam a atividade desportiva, exercendo a função de dirigentes desportivos, tem ainda maiores responsabilidades nesta missão.

Por fim, Felicitamos a Seleção Nacional Feminina de futebol, pelo brilhante apuramento para a fase final do Campeonato Mundial a realizar no verão deste ano na Austrália e Nova Zelândia.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -