27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoDia Internacional…das mulheres ucranianas

Dia Internacional…das mulheres ucranianas

Imagine que tudo o que conhecia e tinha por certo, desaparecia de um dia para o outro. A sua casa foi destruída, perdeu familiares, amigos e vizinhos; o seu local de trabalho ardeu; os seus meios de subsistência já não existem; da escola dos seus filhos restam destroços. Foi neste terrível pesadelo que se transformou a pesada realidade para tantos ucranianos.
Imagine agora que é mulher. Que os homens da sua família tinham viajado para longe, combatendo um inimigo que não escolheram e lutando para que, um dia, possam regressar às suas cidades e reerguer as suas vidas, livremente, num país democrático e independente.
Ficou para trás, viu-se forçada a sair do espaço que tinha como seguro, apenas com o que conseguiu enfiar nas poucas malas, com a roupa que traz no corpo, sem forma de explicar às crianças o que está a acontecer, ou de lhes garantir que, um dia, tudo vai voltar a ser o que era, porque ninguém acredita que assim será tão cedo.
A poucos dias de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, com festas, concertos e jantares, é justo lembrar que este é o drama enfrentado atualmente por muitos milhares de mulheres ucranianas.
Algumas juntaram-se aos homens, pegaram em armas e foram defender a terra que é sua e que ninguém deveria ousar tomar pela força. Outras viram-se obrigadas a sair das zonas devastadas em busca de auxílio em regiões menos afetadas por bombardeamentos, outras ainda, saíram do seu País, procurando ajuda para continuar a sobreviver longe de casa.
Cabe-lhes a difícil tarefa de tornar a vida dos filhos menos infeliz, de os continuar a educar num meio diferente, desconhecido e transitório, de lhes transmitir conforto quando dificilmente o sentem em si próprias.
São o porto de abrigo de toda uma geração de ucranianos que, mesmo que a guerra acabasse amanhã, ficará para sempre marcada pelo seu horror, pela privação, pelo desespero – quando não pela própria morte, pois muitas crianças ficaram já feridas ou pereceram e outras perderam pais e irmãos – numa tragédia absolutamente desnecessária.
Como um dos povos que acolhe estas famílias desamparadas, cabe aos portugueses o papel de, dentro das suas possibilidades, facilitar e tornar menos penosa a vida destas pessoas, a começar pelas crianças, recebendo-as de braços abertos nas escolas, nos serviços públicos, nas nossas terras, onde quer que estejam.
Desde 24 de fevereiro de 2022, já morreram pelo menos 7.155 civis e perto de 12 mil ficaram feridos. Estima-se que sejam cerca de seis milhões os ucranianos deslocados no interior do seu País e mais de oito milhões os que tiveram de fugir para outra nação europeia. Este êxodo é classificado pela Organização das Nações Unidas como a pior crise de refugiados neste continente desde a II Guerra Mundial.
A Unicef calcula que 1.5 milhões de crianças estejam em risco de depressão, ansiedade, stress pós-traumático ou outros problemas com consequências imediatas e nas suas vidas futuras.
A Portugal, chegaram 14.265 menores, 737 dos quais sem acompanhamento parental. Estão já matriculadas nos nossos estabelecimentos de ensino perto de cinco mil, estando um número relevante a usufruir de ensino à distância, por opção familiar.
Efetivamente, no último ano, o nosso País concedeu mais de 58 mil proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia. Destes, a esmagadora maioria – 47.377 – possui já documentação necessária para poder procurar trabalho ou aceder a apoios aplicáveis.
Do total, 33.900 são mulheres.
Para estas e para as que permaneceram no seu País, faço votos que o próximo dia 8 de março, seja de esperança, mas também de solidariedade e admiração pela força e resiliência com que têm enfrentado esta brutal mudança nas suas vidas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -