31 Janeiro 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoGrande concerto de ano novo em corroios

Grande concerto de ano novo em corroios

Teve lugar no passado dia 15 no Complexo Desportivo de Santa Marta do Pinhal, o tradicional Concerto de Ano Novo organizado pela Junta de Freguesia de Corroios.
Prestigiadas bandas como a da Armada, Força Aérea ou da GNR, já passaram por Corroios em eventos semelhantes. Portanto, as expectativas para quem não conhecia a Banda da Sociedade Filarmónica Seixalense “Os Prussianos”, eram limitadas. Mas, a avaliar pelos diversos comentários ouvidos e, sobretudo, pelos aplausos, algumas vezes de pé, foi uma agradabilíssima surpresa.
A banda, não tem a designação de juvenil, mas podia ter. O músico mais velho tem 42 anos e o mais novo, 11. São praticamente todos/as jovens e adolescentes. Não somos críticos musicais, mas pelos comentários e aplausos já referidos, a apreciação geral foi excelente. Tudo isto, com certeza, é o resultado de um dedicado trabalho dos dirigentes da coletividade e do maestro, Armindo Manuel Pereira Luís.
Tratou-se do “Concerto de Bandas Sonoras, Para o Infinito e mais Além!”. Ou seja, músicas de filmes que ficaram no nosso imaginário, cujas cenas principais, eram projetadas em simultâneo num grande écran.
A banda é composta atualmente por 45 elementos e tem um longo e belo historial. Foi criada em simultâneo com a própria fundação da coletividade em 1871, tem uma escola de música (Escola de Música Matias Lucas) que funciona também desde esse ano e, por exemplo, foi a primeira banda em Portugal a interpretar a famosa ópera “Carmen” de Bizet.
Dizia-me com indisfarçado orgulho, justificado, o vice-presidente da SFUS, Ricardo Mestre, também ele um jovem, “a única banda do concelho, quiçá do país, que conta com 5 álbuns gravados disponíveis em formato físico e em todas as plataformas digitais”.
Uma grande “folha de serviço”, tem também o seu maestro. Resumidamente: iniciou os estudos musicais aos 10 anos na Filarmónica da sua terra natal, Tarouca. Aos 14, ingressou no Conservatório Regional de Coimbra. Aos 18, na Banda Sinfónica da GNR onde chegou a subchefe e chefe interino. Tem diversas distinções. Por exemplo, a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal do Seixal, concedida “em reconhecimento do seu trabalho e dedicação na divulgação da música, na formação de jovens e como maestro da Banda da SFUS.”
Tudo isto, é um exemplo do vasto Movimento Associativo Popular do nosso concelho. Estão de parabéns a Câmara Municipal do Seixal pelo apoio que lhe presta, a SFUS e a sua Banda, o CASMP pela cedência do pavilhão, a Junta de Freguesia de Corroios e os seus trabalhadores pela organização do evento, cuja apresentação esteve a cargo da vogal do pelouro da cultura, Diana Soares, também ela uma artista (fadista).
Para além do Executivo da Junta de Freguesia e de elementos da Assembleia de Freguesia, estiveram presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Seixal, Liliana Cunha, a presidente da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, Maria João Costa, muitos convidados e público em geral que encheram o pavilhão do referido complexo desportivo.

Comentários

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado
- PUB -