24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA vila que não gosta do som das crianças a brincar

A vila que não gosta do som das crianças a brincar

Há muito tempo, Palmela tinha parques e divertimentos onde as crianças, imagine-se, podiam brincar quando tinham folga de obrigações escolares ou algum tempo livre. Havia um bate-ferro que era medonho para os mais quequinhos, mas que os dos pés descalços baloiçavam até fazer faísca; rodavam cadeirinhas até ficarem tontos os petizes; os escorregas estavam polidos de tanto deslizamento; nos balancés mediam-se forças.

- PUB -

Aos poucos, sem que ninguém se apercebesse, remodelaram esses espaços, modernizaram-nos com requintes de linhas modernas, “very clean” e “modern” e, pasme-se, imergiram-nos em tons pastel, sempre tão apreciados pelos mais pequenos. Para trás ficaram as cores garridas dos bonecos feitos pelos artistas doutros tempos e idades. Talvez ainda se oiçam ecos das gargalhadas, das cantilenas, das corridas, dos choros com marcas de arranhões nos joelhos, mas parece que tudo foi varrido pelo mesmo vento que varre as árvores e as secas folhas esquecidas.

Sem que déssemos conta, também essas cores ficaram mais desbotadas – ainda. Os escorregas, que prendiam já as roupas, foram apodrecendo, e o chão, muito emborrachado, foi-se gastando pela ação da chuva e do vento, dos frios e dos estios.

Com a pandemia, enfaixaram os parques, já minguados, e proibiram a entrada dos miúdos que ainda por lá vagueavam com os pais e, por último, arrancaram da paisagem da vila muitos parques e deixaram um buraco vazio e sem fim, sem ecos, sem risos, choros, gritos, desafios.

- PUB -

Esperando que algum dia volte o som das crianças que brincam, aguardam os velhotes, enquanto ouvem, ao longe, os trinados melódicos das Escolas de Música, empenhando uma inerte esperança de que as crianças voltarão.

Toca, flauta, toca, traz-nos a alegria de quem brinca sem pensar nisso e contamina-nos com o riso espontâneo de um pequeno a deslizar num escorrega útil.

Parque Venâncio Ribeiro da Costa e Jardim do São João, “very clean” e “modern”; Parque da Escola N.º 2 de Palmela, Parque do Touril e Parque Firmino Camolas, buracos vazios, Parque da Rua de Santo Estêvão, parque por ser; Parque da Terra de Pão, minguado.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -