26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRecordando uma figura ilustre da cidade: António Rodrigues Manito

Recordando uma figura ilustre da cidade: António Rodrigues Manito

O Dr. António Rodrigues Manito, era natural de Coimbra e diplomou-se na Universidade de Coimbra. Médico destacado para Setúbal, como guarda-mor de saúde, foi capitão de milícias, quando, no dia 1 de Maio de 1847, no Alto do Viso, no Casal das Figueiras, se alinhou para combater as falanges de patuleias e miguelistas.

Foi médico do hospital da Misericórdia de Setúbal e na área da administração pública colocou em prática a sua capacidade e inteligência, um extraordinário servidor da causa pública. Presidiu aos destinos da Câmara Municipal de Setúbal, durante alguns anos e deixou uma valiosa obra: a primeira rede de saneamento, construiu o mercado do Livramento, compôs e beneficiou o Parque do Bonfim e o Parque das Escolas, montou os serviços de iluminação pública, arborizou a Rua da Praia e depois veio a construir a futura Avenida Luísa Todi, montou um corpo de polícia e a primeira corporação de bombeiros e fundou a Biblioteca Municipal. Foi também um dos que se esforçou para se erigisse a estátua de Bocage.

O Dr. António Rodrigues Manito ampliou e reconstruiu o edifício dos Paços do Concelho, após as chamas que o devoraram a 9 de Outubro de, prolongou o ramal ferroviário do Vale do Sado, etc.

- PUB -

Tem uma avenida com o seu nome, que é conhecida pela população como a avenida do Liceu.

Recordo da minha infância, no dia 1 de Dezembro, Dia da Restauração, muito cedo, a banda a tocar pelas ruas da cidade e os músicos que paravam à porta de algumas figuras da cidade, tocando o hino da restauração, e eram recebidos por essas individualidades entre elas o António Rodrigues Manito com bolos e o celebre moscatel de Setúbal. Enfim, tempos que já lá vão e é bom recordá-los e dar a conhecer, principalmente à juventude, um pouco do passado da história da nossa cidade do rio azul, com uma das mais belas baias do mundo.

Quero aproveitar esta oportunidade, deste meu artigo, para recordar, à comissão de toponímia, que já lá vão 20 anos do falecimento de Álvaro Carvalho Pinto (29-04-2002) e a promessa do nome de uma rua da cidade. Até à data ainda não foi concretizada. Porquê?

- PUB -

Viva Setúbal

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -