27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoMãe, vou levar a manta para a escola!

Mãe, vou levar a manta para a escola!

As condições climatéricas têm estado relativamente agradáveis e tendemos a esquecer o cenário que se repete nas nossas escolas, inverno após inverno – crianças e jovens que estão nas aulas de mantas e cobertores!

- PUB -

Há muito que as condições de desconforto térmico das escolas do concelho de Setúbal são conhecidas do Ministério da Educação e da Câmara Municipal. No quadro atual de transferência de competências para os municípios no domínio da educação (Decreto Lei n.º21/2019), para além da titularidade dos equipamentos escolares, é também transferida a competência de construção, requalificação e modernização das escolas, existindo um quadro transitório para as escolas que constam de uma listagem anexa ao acordo celebrado em 22/07/2022 entre o Governo e Associação Nacional de Municípios Portugueses. Nessa listagem constam somente 4 escolas do concelho: Escola Secundária du Bocage, Escola Básica Barbosa du Bocage, Escola Básica de Azeitão e Escola Básica de Aranguêz.

Mas, nas outras escolas as condições de conforto higrotérmico são as adequadas para um ambiente de aprendizagem para as nossas crianças e jovens? Sabemos que não. Tal como saberá o Conselho Municipal de Educação, a quem compete analisar o funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino, em particular no que respeita às características e adequação das instalações, refletir sobre as causas das situações analisadas e propor as ações adequadas à promoção da eficiência e eficácia do sistema educativo.

Pergunta-se, as crianças e jovens da Escola Básica Luísa Todi, da Escola D. Manuel Martins e da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, terão quem as defenda, inverno após inverno, de estarem nas aulas de mantas e cobertores? E as que frequentam as escolas do Parque Escolar (EPE, S.A.) – Escola Secundária Sebastião da Gama, Escola Secundária D. João II e Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, cujo regime jurídico e orgânico é de tal modo complexo, que o ato de corte de uma árvore em risco de colapso ou a colocação de luminárias, implicam um infindável número de contactos e procedimentos administrativos?

- PUB -

O Plano de Poupança de Energia 2022-2023, Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022 de 27/09, refere que à Administração pública local, incluindo as escolas, compete implementar, no imediato, medidas que reduzam o consumo de energia relacionado com iluminação interior e exterior e o consumo energético na climatização de espaços.

Assim, no atual contexto de crise económica e energética, as nossas crianças e jovens, serão duplamente sacrificados, muitos porque o contexto socioeconómico não lhes permite ter as condições adequadas na habitação familiar e todas, porque a escola onde permanecem largas horas, não lhes dará as condições térmicas necessárias a um bom ambiente de aprendizagem. E muitas crianças e jovens, antes de sair de casa, dirão: “Mãe, vou levar a manta para a escola!”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -