26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoLutamos pelo progresso

Lutamos pelo progresso

“Cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança” escreveu Saramago, cujo centenário de nascimento celebrámos na semana passada, no seu “Ensaio sobre a Cegueira”. Nunca consegui dissociar esta “esperança” do livro de Saramago do conceito de “mudança”, como caminho para a recuperação. Faz-me ainda mais sentido quando falamos de políticas públicas. Ultimamente, temos compreendido com cada vez mais lucidez, em função da moldura global de instabilidade aos mais diversos níveis, a importância de encarar a mudança com serenidade e sem medo do ruído institucional e mediático do nosso contexto em particular.

- PUB -

O Partido Socialista tem lutado por uma mudança que vá além da reação imediata a crises e acima da espuma da polémica. É isso que os portugueses, ao confiarem no Partido Socialista como confiaram, esperam agora e esse tem sido o entendimento que tem pautado a nossa atuação nesta e na anterior legislatura, em mais do uma matéria. O imobilismo ideológico que bloqueia a mudança e que serve de arma de arremesso politico não é o nosso desígnio. De nada nos serve manter as coisas como estão, apenas para ter capital de queixa.

Esta questão é evidente também no que toca à habitação e a região de Setúbal é um exemplo claro disso mesmo. É inquestionável que a estrutura demográfica nacional se transformou mercê de alterações nos modos de vida e nas condições socioeconómicas das populações. A própria dinâmica familiar, aliás, foi afetada por um leque díspar de fatores que vão desde novas mobilidades pendulares e profissionais a uma diferente conjuntura económica e financeira internacional. A Península de Setúbal não é exceção e é, hoje em dia, também ela foz de novos costumes e contornos populacionais e civilizacionais.

A atuação pública a nível da habitação (e não só!) é hoje confrontada com novas realidades e imperativos. Como responder a estes novos desafios? Como lidar com os velhos hábitos e expetativas instalados, diretores, municipais, regionais e não só? Sobretudo, com respostas novas. Só não vê quem não quer mudar ou aqueles a quem a mudança não interessa. É necessário continuar a apostar num paradigma e numa política de habilitação centrados na casa e nas pessoas que a habitam, em diálogo com o contexto que as agrega.

- PUB -

Na semana passada, assistimos à apresentação dos três lotes do Plano Integrado de Almada (PIA), com 26 fogos (PIA 3) para Habitação Acessível. É mais um passo na luta para que a política de habitação atual na nossa região fique associada à democracia e à acessibilidade. Sem medo dos processos de alteração necessários e dos fatores de desenvolvimento que os exigem.

A conjuntura global mostra-se agora mais favorável a democracias inclusivas que, por esse facto, se tornam mais resilientes aos populismos e mais recetíveis ao pluralismo e à tolerância. Os ventos, hoje, são de mudança. Putin e Bolsonaro recuam, Biden mantém-se e até o Partido Comunista português assumiu nova liderança. Haja esperança.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -