26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSerá possível o PSD não ter vergonha?!

Será possível o PSD não ter vergonha?!

Era de facto impensável que na segunda década do século XXI um país europeu invada outro país europeu contra todas as regras do direito internacional.

- PUB -

A guerra causada pela Federação Russa, e condenada pela generalidade dos países da União Europeia, acelerou o aumento dos preços, incluindo em Portugal, que obviamente não é um país isolado do resto do mundo.

Perante a necessidade de dar resposta a esta situação inflacionária, o Governo tomou as medidas que se justificavam, de natureza excecional, admitindo-se que serão temporariamente limitadas, esperamos.

De entre essas medidas incluem-se as que têm a ver com as pensões.

- PUB -

Tal bastou para que, numa lógica totalmente demagógica,  o PSD inundasse o país com cartazes a propósito de  alegada austeridade socialista, como se o Governo, com as medidas anunciadas, cortasse 1000 milhões de euros nas pensões!

Um partido como o PSD, que se assume como desejando ser alternativa, não pode nem deve comporta-se de forma tão irresponsavelmente leviana e por isso merece forte crítica pelo desaforo.

Na verdade, é totalmente falso, como pretende o PSD insinuar, que a partir de 2024, os pensionistas venham a ter um pensão inferior à de 2023 ou que, no próximo ano, não haja aumento de pensões.

- PUB -

O que sucede é que não se poderia prever que a inflação no ano em curso fosse na ordem dos  8%.

Quando  há alteração de circunstâncias entre quem assina um contrato, e que o digam os alunos iniciados em Direito, o mesmo, para ser cumprido, tem de atender às circunstâncias anormais que as partes não previram.

Sucede que a inflação tão significativa que a todos atingiu , resultou de um quadro anormal, imprevisto e tem de ser respondido em função disso.

Foi o que fez o Governo antecipando parte da pensão que seria para pagar para o ano, integrando metade já em outubro. Acresce que as verbas que serão adiantadas não são retiradas dos fundos alocados à Segurança Social, mas saem do orçamento geral de Estado. Isto para não afetar o pagamento de pensões futuras , razões que se prendem com a sustentabilidade da Segurança Social.

Os apoios extraordinários, resultado de uma alteração de circunstâncias que gerou a inflação imprevista , de 8%, tem de ter resposta como fez o Governo , com medidas conjunturais , para minorar o aumento do custo de vida , protegendo os pensionistas das suas pensões para o futuro. A inflação deste ano não pode nem deve ser encarada como uma inflação que se vai manter. É que se assim fosse nenhuma economia aguentaria. Mas, exatamente porque ninguém sabe o tempo destas consequências a precaução é boa conselheira.

O estranho e anómalo é ser o  PSD a assumir um outdoor que conduz à ideia que é o partido defensor dos pensionistas. Convenhamos que escasseia a vergonha!

A voz sábia popular sabe bem que o PSD pretende reafirmar é que os pensionistas ouçam o que ele diz mas não tenham presente o que ele levou à prática.

A verdade é que o  PSD, entre 2011 e 2015,  concretizou o Memorando “indo para além da Troika” , penalizando, como nunca, os pensionistas,  retiraram  os subsídios de férias e natal , cortaram nas pensões e suspenderam a lei de atualização das pensões, anos seguidos.  Infringiram dor, retiraram esperança. De tal ordem que a primeira Legislatura socialista teve ‘repôr’ como palavra de ordem.

Eurídice Pereira
Deputada do Partido Socialista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -