19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoFérias bem merecidas

Férias bem merecidas

Esta é a minha última participação antes das férias. Depois, só dia 30. O SETUBALENSE vai estar nas bancas a 5 de agosto e depois regressa dia 29. Todos os que o fazem, desde o diretor, jornalistas, até aos colaboradores regulares como é o caso deste vosso escriba, vão gozar, creio que os estimados leitores concordarão, as suas merecidas férias.

- PUB -

Após mais um ano, e já lá vão tantos, este jornal (o mais antigo de Portugal continental), a informar sobre a vida da região, das suas autarquias, a dar voz aos eleitos pelo distrito à Assembleia da República e a um conjunto de colaboradores cujas opiniões abrangem todo o espectro político-ideológico, como deve ser um jornal que se preze, isento e pluralista, contribuindo assim, para a formação democrática dos seus leitores, merece bem estes dias de descanso.

Vamos de férias num período bem conturbado. A nível nacional, além do fecho de serviços hospitalares e agora até de esquadras da polícia e, mais uma vez, principalmente por causa dessa calamidade que deveria prevenir-se bem melhor; os fogos florestais.

Este ano, e ainda só estamos em princípios de agosto, já ardeu o dobro da área do ano passado. É verdade que esta onda de calor contribuiu para isso. Mas explica tudo? Aprendeu-se alguma coisa com a tragédia de 2017? A desertificação do interior, outra das causas, tem sido considerada pelo novo/velho governo PS? Por exemplo, o apoio à pequena e média agricultura, ou outros incentivos para a fixação de pessoas, casais jovens, fez-se alguma coisa?

- PUB -

Felizmente, tem havido menos mortes. Não conheço bem essa sinistra contabilidade, mas mesmo assim, há a lamentar a do jovem piloto, um casal de idosos que fugia do fogo, e não serão os únicos. E os milhares de animais, sobretudo selvagens, mas também domésticos, sacrificados? E os bens materiais, as matas, a angústia e o sofrimento de quem lá vive?

No plano internacional, evidentemente, o que marca, é a guerra na Ucrânia. Guerra preparada pelos que prepararam tantas outras, como, por exemplo, a do Iraque baseada numa monumental mentira. ou a da Líbia. Então, com o melhor nível de vida região e que a deixou destroçada. Em ambos os casos, para abocanharem as suas grandes reservas energéticas e pelo facto dos respetivos líderes, não lhes permitirem. Por isso, para além de tanta morte e destruição, foram também miseravelmente assassinados.

Agora, com uma campanha mediática como nunca visto, voltam a diabolizar um líder e apontam-no como único culpado. Mas não convém-se toda a gente! Por exemplo, alguns bem conhecidos e empenhados intervenientes: Carlos Matos Gomes, Pedro Tadeu, José Goulão, Viriato Soromenho Marques, Alfredo Barroso, Miguel Sousa Tavares, Carlos Branco, Frei Bento Domingues.

- PUB -

O papel de vassalagem da UE, vai-nos ficar bem caro.

Mas nem tudo é mau. Temos aí diversos eventos organizados principalmente por autarquias, como é o caso de Corroios, cujas grandes festas se realizam de 19 a 28 deste mês, com muita música e animação.

Divirtam-se! Boas férias!

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -