19 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoOs jovens talentos da região que nos fazem acreditar num mundo melhor

Os jovens talentos da região que nos fazem acreditar num mundo melhor

Esperança, confiança e carinho. São bons os sentimentos que esta centena de jovens nos despertam. Com o seu exemplo, dedicamos esta edição de aniversário d’O SETUBALENSE à juventude

 

- PUB -

Com esta edição especial, com que celebramos o 167.º Aniversário do jornal O SETUBALENSE, queremos mostrar alguns dos bons filhos desta nossa região. Campeões, olímpico, do mundo, europeus e nacionais, cientistas que estão a investigar (a covid, por exemplo) nos Estados Unidos da América, bons alunos, profissionais de saúde, empreendedores, jovens preocupados em melhorar o mundo através da sua participação nas associações ou da luta pela preservação do ambiente.

Nestas quase 200 páginas, encontra mais de uma centena de jovens que todos devemos conhecer. Pelo meio, entre os jovens talentos, em cada categoria, apresentamos reportagens sobre outros jovens que, apesar de não cumprirem o critério da idade para estas nossas escolhas, também fazem coisas que merecem aparecer.

A redacção do jornal fez uma intensa pesquisa, com colaboração de universidades, politécnico e outros institutos de ensino superior, escolas, municípios da região, clubes, associações e outras entidades, para identificar jovens que, apesar da idade, são já valores promissores.

- PUB -

São, no nosso entender, jovens a quem devemos estar atentos porque, muito provavelmente, a construção do nosso futuro colectivo, enquanto comunidade e região, passará muito por eles.

Os critérios que usámos foram terem até 30 anos de idade e serem naturais ou residentes num dos 13 concelhos do distrito de Setúbal. Fixámos 10 categorias – Ambiente, Associativismo, Artes e Espectáculos, Ciência e Inovação, Educação e Ensino, Empreendedorismo, Desporto, Política, Saúde e Jovens com Deficiência – e descobrimos jovens simplesmente maravilhosos.

Desde artistas a cientistas, os concelhos individualmente, e a região como um todo, podem orgulhar-se de terem uma geração de rapazes e raparigas de grande valor – alguns deles com carreiras já bastante lançadas, inclusive no estrangeiro – que, pela sua ligação, e mesmo o amor, que demonstram pela terra, certamente vão partilhar os benefícios dos seus resultados com a comunidade.

- PUB -

É por tudo isto, e por ser um acto de justiça e um gesto de incentivo, que O SETUBALENSE decidiu dedicar esta edição especial aos jovens.

Evidentemente, esta não é uma lista exaustiva e, muito menos, um ranking, porque não os ordenamos por graus. Além desta centena que apresentamos, existem na região muitos outros jovens talentosos que, ou não conseguimos descobrir ou que simplesmente não conseguimos incluir (alguns não responderam às tentativas de contacto e outros não quiseram dar a entrevista).

Entre muitos que poderiam constar nesta edição inclui-se, por exemplo, o jovem montijense João Correia da Silva Dias Alão, nascido em Mons, na Bélgica, a 20/11/2001, que fez o ensino primário na Bélgica e Portugal, o secundário em Portugal e que concluiu agora, há menos de duas semanas, a licenciatura em Engenharia Aeroespacial na Brunel University, em Londres. João Dias Alão foi aceite para o mestrado em Aeronáutica e Engenharia Espacial na Cranfield University, no Reino Unido, a iniciar em Outubro próximo.

Fica a referência especifica como um exemplo de jovens que não constam destas páginas apenas porque só os descobrimos quando já não era possível integrá-los (por falta de tempo e espaço).

Esperamos que, enquanto leitor, possa ter o mesmo prazer em conhecer estes jovens que nós tivemos ao descobri-los, entrevistá-los e apresentá-los hoje.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todas as pessoas e instituições que colaboraram com o jornal nesta pesquisa. Sem essas ajudas, esta edição seria mais pobre, sem muitos destes jovens que a integram.

O SETUBALENSE completou 167 anos no dia 1 deste mês de Julho, sendo o jornal mais antigo de Portugal continental. O primeiro número foi publicado a 1 de Julho de 1855.

Actualmente é diário regional, com circulação em todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal. Além de diário em papel (único do distrito), O SETUBALENSE está disponível nas diversas redes sociais, nomeadamente no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -