19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA mãe natureza bem nos avisa

A mãe natureza bem nos avisa

Anda meio mundo preocupado. Primeiro, foi a pandemia que ainda não nos largou de vez. Depois, a intensificação da guerra. Ao contrário do que a comunicação social dominante (CSD) tenta fazer crer, não começou há 5 meses! A seguir, a seca, e agora esta onda de calor e os pavorosos incêndios.

- PUB -

Portanto, temos dois grandes problemas: as alterações climáticas e a guerra. As guerras.

Em ambos os casos, em graus diferentes, todos somos culpados.

Primeiro, os decisores políticos, os governos. A seguir, os que os influenciam, manipulam, e beneficiam com as suas decisões.

- PUB -

Finalmente, as massas. Também manipuladas por uns e por outros.

Quanto às AC, as causas são por demais conhecidas. Têm a ver com a forma como tratamos o meio-ambiente, a Natureza. E, mais uma vez, também com graduações diferentes, a culpa é ampla.  Desde os indiferentes, quem atira lixo para onde calha, quem não tem cuidado com o fogo, até aos que com ele lucram, com as explorações agrícolas intensivas, a devastação de florestas, a utilização dos combustíveis mais poluentes; os fósseis e o nuclear, e com a guerra.

Depois de já termos dizimado milhares de outras espécies, se não tivermos juízo, é também a nossa espécie que está em causa. A mãe Natureza bem nos avisa!

- PUB -

O caso desta guerra em curso, é bem o exemplo da manipulação, do interesse egoísta e criminoso dos que até com ela procuram tirar dividendos, agravando mesmo a já precária questão ambiental.

Com as sanções impostas à Rússia e à Bielorrússia, por exemplo, as duas maiores potências da União Europeia, Alemanha e França, voltam ao carvão e ao nuclear, agravando assim, a tão necessária descarbonização do planeta. Além de todos os danos em relação a outras trocas comerciais como os cereais e os fertilizantes.

Claro que todos condenamos esta e todas as guerras. Mas em relação à origem e objetivos desta, o consenso está longe de ser geral. Os tais que têm os meios de manipulação, omitem o golpe que levou ao poder na Ucrânia o seu homem de mão, a natureza antidemocrática (ilegalizou todos os partidos da oposição) e fascizante do seu governo, a questão do Donbass e o avanço da NATO para junto das fronteiras da Rússia. Tudo antecedentes e pretextos para a invasão. E, contrariando vozes autorizadas como, por exemplo, a do Papa Francisco, ou a do diretor convidado deste jornal aquando do seu 167º aniversário, Viriato Soromenho Marques, que ainda na passada quinta-feira, teve uma participação brilhante sobre a crise climática, a guerra e os seus principais protagonistas, como convidado no programa da Antena1, A Escala do Clima, recusam qualquer tentativa séria que leve ao fim do conflito. O que lhes interessa, é o confessado desgaste da Rússia.

Mais uma vez, todos temos culpa. A maioria dos europeus, vota em partidos, cujos governos se subordinam aos que mais manipulam e procuram dividendos, os EUA. E os que não votamos nesses partidos, ainda não tivemos o engenho e a arte de convencer uns e outros, a não fazê-lo.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -