26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioOpinião“A voz dos Alunos”

“A voz dos Alunos”

A escola contribui efetivamente para a formação dos seus alunos e para a participação destes na sociedade. O espaço que proporciona ao aluno a oportunidade para aprender de forma segura, saudável e a desenvolver o sentido critico para a participação ativa, é sem dúvida a escola.

- PUB -

Há necessidade de transformações, na forma de organizar os processos de ensino e aprendizagem, para que os problemas do insucesso escolar, abandono escolar e exclusão escolar sejam menorizados.

Partindo do reconhecimento do Estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento. A Iniciativa do Ministério da Educação “A voz dos alunos” promove medidas, para que as nossas escolas escutem, valorizem e promovam a participação e o envolvimento dos alunos na vida da escola.

Este projeto multidisciplinar, que se iniciou finais de 2016, dirigido aos diferentes graus de ensino e desenvolvido em parceria com as equipas das bibliotecas escolares, enquadra a cidadania e democracia para a garantia dos direitos humanos.

- PUB -

Conhecer, respeitar e celebrar os direitos humanos, são valores que advêm de projetos como “ A voz dos alunos”.

Este projeto iniciou se com uma reflexão sobre o currículo. Para que serve a escola; O que levou ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; O que se espera que a escola desenvolva em termos de cidadania, para que seja uma comunidade mais inclusiva, em que todos e todas tenham um papel na definição do seu currículo, na forma como são integrados nas suas aprendizagens.

Desde o primeiro ciclo até ao secundário, as escolas criam espaços de auscultação dos alunos acerca do seu currículo, como aprendem, como são avaliados, o que os motiva para estarem na escola, como é que a aprendizagem se torna mais apelativa e mais eficaz.

- PUB -

São iniciativas como estas que desempenham um contributo determinante, na afirmação de uma cultura de participação democrática dentro da escola, ajudando-nos ao mesmo tempo a perceber, o que podemos fazer para aprofundar as estratégias de prevenção e combate ao abandono e insucesso escolar.

Não se faz cidadania se não se ouvir a voz dos alunos!23

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -