25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpinião“A voz dos Alunos”

“A voz dos Alunos”

A escola contribui efetivamente para a formação dos seus alunos e para a participação destes na sociedade. O espaço que proporciona ao aluno a oportunidade para aprender de forma segura, saudável e a desenvolver o sentido critico para a participação ativa, é sem dúvida a escola.

- PUB -

Há necessidade de transformações, na forma de organizar os processos de ensino e aprendizagem, para que os problemas do insucesso escolar, abandono escolar e exclusão escolar sejam menorizados.

Partindo do reconhecimento do Estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento. A Iniciativa do Ministério da Educação “A voz dos alunos” promove medidas, para que as nossas escolas escutem, valorizem e promovam a participação e o envolvimento dos alunos na vida da escola.

Este projeto multidisciplinar, que se iniciou finais de 2016, dirigido aos diferentes graus de ensino e desenvolvido em parceria com as equipas das bibliotecas escolares, enquadra a cidadania e democracia para a garantia dos direitos humanos.

- PUB -

Conhecer, respeitar e celebrar os direitos humanos, são valores que advêm de projetos como “ A voz dos alunos”.

Este projeto iniciou se com uma reflexão sobre o currículo. Para que serve a escola; O que levou ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; O que se espera que a escola desenvolva em termos de cidadania, para que seja uma comunidade mais inclusiva, em que todos e todas tenham um papel na definição do seu currículo, na forma como são integrados nas suas aprendizagens.

Desde o primeiro ciclo até ao secundário, as escolas criam espaços de auscultação dos alunos acerca do seu currículo, como aprendem, como são avaliados, o que os motiva para estarem na escola, como é que a aprendizagem se torna mais apelativa e mais eficaz.

- PUB -

São iniciativas como estas que desempenham um contributo determinante, na afirmação de uma cultura de participação democrática dentro da escola, ajudando-nos ao mesmo tempo a perceber, o que podemos fazer para aprofundar as estratégias de prevenção e combate ao abandono e insucesso escolar.

Não se faz cidadania se não se ouvir a voz dos alunos!23

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -