27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA data d’A Garota Não - 2 de Abril

A data d’A Garota Não – 2 de Abril

Saiu da maternidade do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, no outono de 1983, para o Bairro 2 de Abril, residência da família. Relembra: “Cresci sem saber o que representava esse nome. Sem saber que oito anos antes, em 1976, a 2 de Abril, se decretava a ‘Constituição Portuguesa’ (…). Fiz-me gente, portanto, num bairro com Nome e circunstância.” É Cátia Oliveira, “A Garota Não”, quem assim recorda o início da sua relação com o bairro que a acolheu, na “New in”, em Janeiro de 2021, sob o título “Carta para o Bairro 2 de Abril, com amor”.

- PUB -

Essa declaração de afecto foi agora retomada, sendo “2 de Abril” o título do segundo cd de “A Garota Não”, a correr nos ouvidos desde há dias, obra primorosa pela apresentação delicada, numa embalagem que transforma cada cd num objecto único, invólucro original com um toque artesanal. Peça bonita e cativante, resguarda um lote de vinte canções, embrulhadas em fotografias do bairro, com dupla dedicatória incluída: à mãe, “porque foi com ela que aprendi o que é força e o que é o amor, e que o simples é quase sempre o mais bonito”, e “a todas as pessoas do Bairro 2 de Abril e de todos os Bairros 2 de Abril deste país”.

Por este conjunto de poemas passam: o tom de manifesto (“podem decretar mandar calar-te / (…) / podem decretar o fim da arte / e a gente faz uma canção sobre isso”), o apelo à paz (“que venha quem vier por bem / mas não se trate com desdém / quem tratou deste lugar”), o sonho (“vou pelo sonho, que a vida é poética / quanto me acende este amor / quanto me anima, este amor, quanto me anima”), a liberdade (“o melhor lugar / de qualquer cidade / 1+1 são 3 / quando há liberdade”), a solidão (“esse amor não bate certo / dói que mata a céu aberto / já não sei como tocar-te / tudo em nós agora parte / e eu já não sei…”), a indignação (“não, não vale tudo aqui / a vergonha tem limite / e o status não permite / que nos tratem assim”), o amor (“quand’o amor é bom / tem asas bem compridas, e tão coloridas como baton / seja alti-falado ou só sussurrado e até sem som”), a imagem feminina (“que mulher é essa / que eu vejo na telenovela / as mulheres à minha volta / não se parecem nada com ela”).

Além destes temas, da tradição literária e musical, outros há, dominados pelas circunstâncias vividas na contemporaneidade, como a habitação ou a moda dos alojamentos locais (“eu moro em casa de mãe / casa de mãe é bom / mas é casa de mãe” ou “Começam as obras, que casa bonita! / Começam os guests, fome é infinita / Mais um AL, orgulho nacional, / corrida sem lei, onde vais Portugal?”), os refugiados (“E se voltar a renascer aqui neste lugar / quero ser flor, que a guerra, amor, um dia há-de acabar”) ou a contestação ideológica (como é o caso do poema “Sede do Xega”).

- PUB -

Pelas visitações feitas – a Eugénio de Andrade, Criolo, Fausto, Francisca Camelo ou José Mário Branco, homenageado na última composição -, pela vida que nele perpassa, pela dose de vivências sugeridas, pelos sentimentos que povoam os seus 70 minutos de música, canto (em que também entram as vozes de Xullaji e Ohmonizcente) e poemas, este “2 de Abril” de “A Garota Não” é experiência cuja intensidade se sente contra o conformismo e em prol do compromisso.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -