29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Bairro do Areias (Montijo), as “Conversas no Bairro” e a cidade...

O Bairro do Areias (Montijo), as “Conversas no Bairro” e a cidade mais atractiva de Portugal!

Em 06/03/2015, na Sociedade Recreativa do Bairro do Areias foram ouvidos contributos dos cidadãos do Montijo para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), no âmbito da iniciativa “Conversas no Bairro”. Então, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, iniciou a sessão com uma breve explicação sobre as “Conversas no Bairro”, realçando que permitem uma “maior proximidade e interação com a população. Queremos ouvir as vossas ideias, problemas e dificuldades para construir um PDM mais participado e que acolha as diferentes visões dos moradores dos diferentes bairros”, dizendo ainda que “o principal desafio é a questão da coesão territorial e da sutura da malha urbana do bairro que necessita de consolidação”.

- PUB -

Hoje, passados mais de sete anos de governação, em visita ao Bairro do Areias no passado dia 19/03/2022 com o vereador João Afonso, questiona-se o que foi feito da pretensão dos moradores sobre a resolução dos “vazios urbanos” (espaços por ocupar mesmo ao lado de prédios novos) e dos prédios devolutos? E a insuficiência dos transportes públicos? E quanto à criação de um novo acesso à Ponte Vasco da Gama? E o espaço de lazer ao ar livre que possibilite o desenvolvimento de actividades para as crianças?

Na verdade, encontrámos inúmeras e graves queixas dos moradores relativamente a diversos temas: o espaço público pedonal e de estadia, escasso e desqualificado, exige intervenções pontuais e estratégicas de melhoramento, associadas á criação de centralidades locais, o serviço de transportes públicos quase inexistente é péssimo, o parque infantil que está fechado e a degradar-se a olhos vistos, a questão da caixa multibanco que desapareceu do bairro permanece sem solução á vista, tendo os moradores de se deslocar ao centro do Montijo para levantar dinheiro!

Apesar das promessas políticas de que se iria criar um modelo territorial que valorizaria, em primeiro lugar, a qualidade de vida urbana, assistimos à degradação da qualidade de vida! E tudo isto na cidade mais atractiva de Portugal!

Comentários

Fernando Coelho
Economista e Jurista
- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -