5 Julho 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAlto do Moinho, um exemplo

Alto do Moinho, um exemplo

Com o apoio da Junta de Freguesia de Corroios e da Câmara Municipal do Seixal, integrado no 34.º Troféu de Atletismo do Seixal e nos Jogos do Seixal, depois de dois anos de interregno devido à pandemia, o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM), realizou no passado dia 19, o 35.º Grande Prémio de Carnaval do Alto do Moinho.

- PUB -

Em representação de 25 equipas, participaram 298 atletas. 219 homens e 79 mulheres. O vencedor absoluto, foi Filipe Rebelo da Run Tejo, e a melhor classificada, Chantal Xhervelle do clube Natureza Ensina.

Este ano, a prova teve menor participação. Por exemplo, em 2020, participaram 525 atletas. Além do efeito da pandemia, realizaram-se no mesmo dia, em Almada, Mata da Machava e Vale da Amoreira, outras provas. Mesmo assim, com todos estes condicionalismos, 298 participações, é obra! Diz bem do seu prestígio.

Mas, além da grande animação que esta prova todos os anos desperta, nesse dia, teve lugar no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, o Primeiro Encontro de Benjamins. Foi um regalo para 150 expectadores, apreciarem o desempenho, a competição, dos 92 atletas, meninos e meninas, dos 6 aos 11 anos.

- PUB -

Destacar ainda uma atleta do CCRAM muito especial. Um orgulho para os conterrâneos e até para todos os portugueses. Trata-se da veterana campeoníssima que já participou em provas por todo o país e no estrangeiro, que conta no seu palmarés,14 medalhas de ouro, outras tantas de prata e 10 de bronze.

Claro que nos referimos à grande Maria Joaquina Flores. Começou a correr apenas aos 49 anos, e aos 82, ainda mantém a forma.

“Filho do 25 de Abril”, o CCRAM, fundado em 29 de Abril de 1975, é uma referência e um exemplo no vasto Movimento Associativo do concelho do Seixal. tem cerca de 2000 sócios, 800 atletas, diversas modalidades desportivas; corfebol, judo, trampolins, andebol e actividades culturais.

- PUB -

No andebol, a modalidade que maior dimensão e visibilidade atingiu, conta com cerca de 150 atletas. Nas classes de formação, vai dos bambies a partir dos 7 anos, infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores. Tendo alcançado diversos títulos distritais, regionais e até nacionais, e chegado à 1ª divisão nacional. O corfebol, modalidade mista, é praticada a sul do Tejo, apenas no CCRAM.

Além de diversos tipos de dança e ballet, conta também com formação nas áreas da música e do teatro.

Sob a direcção da apresentadora e encenadora Carla Rodrigues, com êxito, diversas peças têm sido levadas à cena pelos grupos de teatro infantil e juvenil.  Na vertente musical, o grupo juvenil, “Talentos Sem Fronteiras”, dirigido pela professora Ana Cristina Videira, tem representado o CCRAM um pouco por todo país e, em nome de Portugal, também no estrangeiro, em diversos países, com vários prémios conquistados.

Na pessoa do secessionista de atletismo Marcos Faustino, que nos prestou gentilmente todas as informações solicitadas, e do presidente da colectividade, Aurélio Fernandes, os nossos parabéns ao CCRAM.

Comentários

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Morte da menina de três anos vítima de maus-tratos provocada por mais de 50 pancadas

Autópsia a Jéssica Biscaia revela deslocamento do crânio e lesões internas fatais. Mãe pode vir a ser constituída arguida
- PUB -