26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSesimbra Segura

Sesimbra Segura

A segurança é uma condição essencial para a convivência sã no espaço público, integrando diversos direitos na comunidade, sendo fundamental para garantir o seu bem-estar e a ordem social – e qualquer ameaça a esse bem deverá ser encarada com crítica e como uma prioridade política.

- PUB -

Portugal ocupa, actualmente, o 4º lugar no índice dos países mais seguros do mundo e esta sensação geral de segurança contribui activamente para o atractivo do país como destino turístico.

Acresce que as transformações sociais decorrentes de uma sociedade global exigem que, a esta visão de segurança, seja progressivamente agregado o conceito de cidadania e empoderamento comunitário.

Santiago é uma pequena vila piscatória, integrada na concha do município de Sesimbra, onde a pesca e turismo são as principais actividades económicas. Assim, a segurança tem uma importância fulcral para o desenvolvimento da mesma e foi, durante anos, um motivo para visitá-la.

- PUB -

Infelizmente, por motivos de diversa ordem, esta realidade tem vindo a mudar e impactar a região. Em Junho de 2021, Sesimbra foi notícia nos media nacionais pelas piores razões: o staff de um emblemático restaurante foi violentamente agredido por um conjunto de clientes.

Era o expoente de uma sucessão de acontecimentos que faziam crescer o sentimento de insegurança.

É neste momento que, num verdadeiro acto de serviço público, os sesimbrenses se mobilizaram. E não o fizeram por ajustes de contas ou acções desproporcionadas, mas sim com cidadania, coesão social e solidariedade.

- PUB -

Assim nasceu o “Sesimbra Segura”: oito cidadãos, encorajados por dezenas de empresários, trabalhadores e residentes, que saíram durante tardes/noites nesse Verão, voluntariamente e sem qualquer apoio formal, para percorrer as ruas da vila, sensibilizando e apelando ao civismo.

Respondendo a qualquer chamada (a qualquer hora!), agiram em dezenas de situações, mediaram conflitos, foram elo de ligação com as forças de segurança, e contribuíram para a manutenção da ordem pública na Vila.

Sou autarca e com orgulho assisti ao poder da mobilização cidadã, de forma espontânea e voluntária, influenciando e sensibilizando positivamente os diversos agentes locais de protecção civil.

Este acto incrível mobilização civil, ainda pouco comum em território nacional, é em outros locais, bem aqui ao lado, uma realidade sedimentada: os Agentes Cívicos são profissionais regulados, integrados no corpo de segurança e cidadania em diversas comunidades espanholas – particularmente na Catalunha.

O seu raio de acção insere-se fundamentalmente nas áreas comerciais e turísticas e o seu objectivo é o de informar e sensibilizar, cessando a sua intervenção na iminência de conflito, passando à Guarda Municipal.

Em Portugal, esta ainda não é uma realidade. Em Sesimbra, e depois de diversos impasses ao nível da gestão local, procura-se agarrar a oportunidade e corresponder de forma adequada à oportuna mobilização civil.

E ainda que, obviamente, o reforço dos efectivos e meios das forças de segurança sejam algo prioritário, exige-se também respostas complementares descentralizadas. O poder local não pode deixar de ter uma palavra activa neste tema.

A promoção da cidadania deve ser um desígnio fundamental, antecipando e prevenindo a escalada de conflitos.

O apoio à profissionalização, certificação e legitimação deste tipo de corporações é um caminho que merece ser reflectido, devendo as autarquias colaborar e repartir esforços numa visão de melhoramento do serviço prestado à comunidade.

Miguel Fernandes
Vereador na Câmara Municipal de Sesimbra
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -