20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoRecordar é viver

Recordar é viver

Continuo, por vezes, a receber incentivos para prosseguir com o levantamento de alguns dos estabelecimentos que existiram em Setúbal.

- PUB -

No seguimento do último publicado em 29-03-21, no edifício das “Florinhas da Rua”, na Avenida 5 de Outubro e na mesma avenida a Conservatória do Registo Predial, no 1.º andar, no edifício da papelaria Loureiro, o conservador era o Sr. Matos e o adjunto do conservador o Sr. Liberato.

Frente ao Mini Preço, existia uma serração de madeira, o proprietário era o Sr. Varela, que um dos filhos o Ivo Varela, foi jogador de ténis de mesa da célebre equipe do Clube Naval Setubalense, composta além do Ivo, por Eduardo Gomes, irmão da grande nadadora do Naval, a Suzana Gomes e do Augusto Basílio, nessa altura uma das melhores equipes de Setúbal.

A serração mais tarde foi uma oficina, garagem e stand de automóveis e hoje uma loja chinesa.

- PUB -

No Jardim de Quebedo, o edifício abandonado o Palácio de Quebedo, a adega do Calçada, no 1.º andar foi o consultório do médico Dr. Gago da Silva, casa Custódio, agente das máquinas Oliva, todas extintas, o afamado alfaiate “Pinho”, hoje café e comidas a “Sericaia”, a célebre padaria “Primorosa”, dos Panificadores de Setúbal, o consultório do Dr. Albarran, a Associação de Futebol de Setúbal, o Instituto do Trabalho, o armazém do Chaveiro de Géneros Alimentares, a Casa do Gaz, O Registo Civil – e tudo isso já não existe – e a serralharia Correia e Óscar, junto à Igreja de Santa Maria, próximo do Hospital Palmeiro, que felizmente já foi recuperado.

No Jardim de cima de Quebedo: um ervanário, um aferidor de balanças, na travessa, um forno de pão e bolos, em frente no r/chão o célebre encadernador “Sequeira”, o café esplanada, que é também a sede do São Domingos, o edifício do Tribunal Judicial, que nos baixos foi a prisão dos homens e nas traseiras a das mulheres, hoje o edifício é a Polícia Judiciária.

Por hoje, o levantamento de alguns dos antigos estabelecimentos que existiram em Setúbal fica por aqui, e recordar um pouco da história do nosso passado é viver.
Viva Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -