25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoComo lidar com uma maioria

Como lidar com uma maioria

Há já algum tempo, escrevi um artigo para outro jornal português, com o título “Como lidar com um populista”. Infelizmente – mas sem surpresa – logo a seguir às recentes eleições, constatei que este tema ainda era (talvez agora até mais) atual, pelo aumento em Portugal da expressão populista.

- PUB -

No entanto – aí sim, com alguma surpresa – constatei também que a oposição que ficou ainda mais oposição (uns pela contração e outros pela expansão) parece precisar agora de instruções para lidar com uma maioria. Ou o que precisam, afinal, é de lidar com o que foi a sua ação enquanto oposição?

É certo que o PSD, por exemplo, já nos tem habituado às posições “a favor” que, sendo também o seu contrário, podem até ser um “talvez”. Ou seja, espremida como laranja, a sua posição enquanto oposição é um “nunca se sabe”.

Isto até podia ser algo bem-humorado, como na campanha do Dr. Rui Rio em que, como todos (ou)vimos, até se miou. Mas isto teve implicações nefastas para os portugueses.

- PUB -

Refira-se (como exemplo) um caso com influência direta na nossa zona: o aeroporto. Depois de há mais de dez anos ter diabolizado o investimento público e de ter adotado o Montijo, o PSD mostrou-se indisponível para enquadrar administrativamente a solução por si proposta, afirmando ao mesmo tempo que estava a favor da mesma.

O “vota-abaixo” ziguezagueante, o desgaste da ação governativa e a preocupação apenas com o imediato eleitoralista trazem bloqueio, atraso e incerteza aos portugueses. O mesmo se aplica à anulação dos votos da emigração, tal como se aplicou ao chumbo do Orçamento do Estado para 2022 e às eleições antecipadas, sendo certo que o PS em nada contribuiu para qualquer uma destas situações.

E como podem os portugueses lidar com estes resultados eleitorais? Com esperança. Com a confiança, sempre reforçada, com que têm lidado com um executivo e um grupo parlamentar que nas últimas duas legislaturas lidou com o estado de depauperação estrutural em que a austeridade deixou Portugal, com as alterações climáticas e os incêndios florestais, com uma pandemia, um confinamento total e um estado de emergência, um estado de vacinação em massa e a modernização acelerada e imperativa que adveio de tudo isso. Estou grata aos portugueses por saberem materializar nas urnas a confiança e a gratidão.

- PUB -

E, por fim, como lidar com o avanço populista e os já tão falados “400.000” votantes? Pela pedagogia. Explicando o porquê histórico das linhas que em democracia não podem ser ultrapassadas, tentando perceber ao mesmo tempo a origem da sua (des)motivação.

Em conjunto, temos de ser capazes de rejuvenescer a democracia e projetá-la para o futuro.

Todos temos consciência de que uma maioria é uma responsabilidade que não pode descurar o diálogo com todos. Essa é a melhor forma de lidarmos com a mesma. Desse consenso dependerá o modo como enfrentaremos os desafios que se nos apresentam e como seremos capazes de lidar com os ataques à própria democracia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -