27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoTrês notas sobre as Eleições Legislativas 2022

Três notas sobre as Eleições Legislativas 2022

Sem prejuízo de uma análise mais detalhada que é necessário fazer sobre os resultados eleitorais, podemos, desde já, sublinhar 3 notas importantes que decorrem de uma apreciação mais ligeira e global.

- PUB -

A maioria absoluta do PS, tão ambicionada por António Costa, vem confirmar aquilo que Os Verdes tinham vindo a denunciar desde a não aprovação do OE.

De facto, ficou agora e definitivamente claro, que estas eleições resultaram da estratégia do PS, com a cumplicidade do PR, de provocar eleições antecipadas e utilizar o truque da vitimização como meio para tentar uma maioria absoluta que libertasse o PS de negociar OE à esquerda e lhe permitisse fazer opções políticas sozinho, exclusivamente à sua moda.

Seria, no entanto, sensato e exigível que a estratégia do PS fosse assumida perante os portugueses e sobretudo com as forças políticas que, com o PS procuravam caminhos de convergência para termos Orçamento, dispensando até, as demoradas reuniões com o Governo, e dando provas de uma postura de transparência e seriedade nas “negociações”.

- PUB -

Ainda assim, ser autor e esconder a estratégia é uma coisa, outra bem diferente e menos aceitável, para não dizer mais, é o PS, procurar responsabilizar os outros pelo desfecho que em surdina foi tecendo.

A segunda nota diz respeito ao crescimento do populismo e da extrema-direita, e sobre esta matéria, podemos dar as voltas que se entender, mas a verdade é que, quanto menos respostas aos problemas das pessoas forem dadas, tanto maior será o potencial crescimento dessas forças políticas. A este propósito é oportuno recordar as inúmeras vezes que o PS se juntou à direita para chumbar propostas, nomeadamente sobre o aumento geral dos salários e do SMN ou sobre a revogação da “lei dos despejos”, sobre o reforço do investimento nos serviços públicos ou sobre o regresso dos CTT à esfera pública.

A última nota tem a ver com a quebra eleitoral das forças políticas à esquerda do PS. Uma quebra a que não é alheio o esforço do PS em responsabilizar essas forças políticas pelo desfecho do OE, mas também a bipolarização que foi construída, artificialmente, como se viu, com o propósito de beneficiar o PS e o PSD.

- PUB -

A CDU, um exemplo de convergência democrática e que trouxe para o debate as propostas e soluções para os problemas das pessoas, as matérias que realmente interessam na vida dos portugueses, sai destas eleições com perdas significativas.

Da parte dos Verdes, que perdem a sua representação parlamentar, uma importante frente de confronto político, mas que não perdem a determinação e a vontade em continuar a lutar pelos valores que cultivamos, cá estaremos, cá continuaremos a lutar nas outras frentes de intervenção.

O compromisso dos Verdes é continuar a lutar por mais justiça social, mais equilíbrio ambiental, pela qualidade dos serviços públicos, pela estabilização do clima e pelo combate às alterações climáticas, mas também para insistir na necessidade de trazer o interesse público para o centro das decisões políticas, seja ao nível da localização do aeroporto de Lisboa, seja na exploração desenfreada de lítio, seja em qualquer outra matéria.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -