25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRecordar é viver

Recordar é viver

Do amigo António Reis Silva, o ilustre setubalense “Tony Reis”, teve a amabilidade de me desejar um Bom Ano e ao mesmo tempo enviou-me alguns documentos de acontecimentos, histórias e espetáculos do passado, de que muito agradeço. Eis alguns deles: Reveillon no restaurante “A Charrua” em Palmela/Moita, com fados, variedades e baile, com artistas setubalenses; a nossa querida Georgete de Jesus, Manuel de Jesus (já falecido) e o grande ilusionista “Tony Reis”.
A grandiosa Exposição em Setúbal “O circo e a imprensa”, exposição de 20 a 28 de julho de 1974, na Sociedade musical e Recreativa união Setubalense por ocasião da Feira de Santiago com “Tony Reis” e em 1980 no Clube Setubalense o ilusionista e o conjunto “Riviera”. Setúbal – Circo Águia (na Praça da República). No dia 16 de fevereiro de 1957 a visita a Setúbal da Rainha Isabel II.
No dia 15 de fevereiro de 1926 a inauguração da luz elétrica em Setúbal. Em 1936 na Quinta da Bacalhoa da Casa Bragança, depois para Raúl Martins Leitão e mais tarde vendida a uma pessoa americana. No dia 15 de fevereiro de 1941 houve um grande ciclone em Setúbal e em Troia aterrou um bombeiro inglês. No dia 16 de setembro de 1962 é inaugurado o Estádio do Vitória de Setúbal. No dia 17 de julho de 1969, por detrás do edifício dos C.T.T., existiam os campos de ténis, onde se realizou a final da Taça “Biscaya da Silva” e o José Seabra ter vencido o engenheiro Gago da Silva por 7-5 e 6-3. Na Avenida Portela a “escola Setubalense” de Ana Biscaya da Silva e maria Biscaya da Silva, professora e diretora , diplomada em Londres. Em 1973 realizou-se o concurso da Rainha do Sado, realizado na antiga “fábrica do gás”, com o seguinte elenco: Andrea, Xico Jorge, Gualberto Caferra, Maria de Lurdes e Clemente. Em 1977 houve o Baile das Comadres no Clube da Palhavã, com o conjunto Octana e no desportivo da Camarinha o conjunto “Semibreve”. Na Capricho o baile da pinha com o Conjunto musical “Contagio”.
Em 1947 na Suíça, quando Portugal foi campeão mundial de Hóquei em patins, no regresso a Portugal, o Clube Naval convidou a equipa campeã a vir a Setúbal para a inauguração do ringue e o Naval proporcionou um passeio pelo rio Sado e na serra da Arrábida, com fados e uma espetacular caldeirada, com a massinha no caldo, feita por pescadores mestres em caldeiradas. A equipa nacional constituída pelo Correia dos Santos, Álvaro Lopes, Oliveira Serpa, Sidónio Serpa, Jesus Correia, Manuel Soares, Cipriano Santos, Emidio Pinto e a patinadora nacional Edite Cruz. E, na equipa do Naval, ainda me recordo de alguns jogadores: José “Azoia”, René Trevidic, Fava, Diogo Ramos, Faria, Carlos Santos, Fernando Geraldes, Belmiro, Mário “Leve”, Álvaro Pereira, Rui Pires, Viriato Medinas e outros que já não me lembro. Mais tarde o ringue na presidência do Manuel Tavares, foi transformado em pavilhão, assim como a piscina também transformada num ginásio.
E, recordar alguns destes e outros acontecimentos da minha, nossa, cidade é viver.
Viva Setúbal!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -