26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoÉ preciso dizer não

É preciso dizer não

A história dá-nos tantas lições, mas o egoísmo, a hipocrisia, a sede de poder de alguns, continua a falar mais alto e a prejudicar tantos.

- PUB -

Mas sempre houve e haverá quem diga não.

Vem isto a propósito da forma como a atual pandemia está a ser combatida e, mais uma vez, da hipocrisia, do egoísmo e da sede de poder dos que perante a hipótese de serem obrigados a perder algum, ou para o aumentarem, habitualmente, ameaçam ou recorrem mesmo à guerra.

A propósito da pandemia, é óbvio que se tivesse sido combatida uniformemente ou quase, a nível mundial, nomeadamente através das vacinas, já estaria bem menos ativa. Já não estaríamos sujeitos às recorrentes variantes do vírus mais ou menos contagiosas e perigosas. Mas os suspeitos do costume (SC) para não perderem fabulosos lucros, não cedem as patentes nem auxiliam aqueles a quem sugam tantas e tão essenciais matérias-primas, que não têm possibilidade de as comprar. E assim, enquanto na Europa, América do Norte, Austrália, Japão, com exceção dos pretensiosos negacionistas, já quase toda a gente está convenientemente vacinada ou para lá caminha, principalmente em África, mas também na Ásia e América Latina, há milhões sem uma única dose. E assim, com todas as consequências, nunca mais nos vemos livres desta “praga”. Aliás, com a SIDA passa-se o mesmo. No chamado mundo desenvolvido com os medicamentos retro-virais, já é considerada uma doença crónica, no terceiro mundo, à falta deles, continua a provocar milhares de mortes.

- PUB -

Como se não bastasse a famigerada Covid-19 com todo o seu cortejo de desgraças afetando sobretudo os mais necessitados (a ONU divulgou agora que, devido a ela,  aumentou em 17% os 164 milhões de pessoas a socorrer), os SC, revelando toda a sua hipocrisia e perigosidade, depois da  destruição e dos muitos milhares de mortos e  refugiados que provocaram com as guerras  onde intervieram ou apoiaram, só para referir as ultimas; Jugoslávia, Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e Iémen, vêm agora, a propósito de refugiados, apontar o dedo acusador à Bielorrússia, acerca da qual, também fazem criticas sobre democracia e direitos humanos, quando, na verdade, o que os preocupa, é que a mesma não segue a sua cartilha e são públicas as suas principais empresas e por ter relações normais com um dos seus principais inimigos de eleição; a Rússia.

Na Hungria, Polónia e outros países da região onde a extrema-direita dita ordens e, por exemplo, na Ucrânia, onde neo-fascistas desfilam nas ruas e incendeiam sedes de sindicatos, isso não os preocupa. Aliás, protegem-nos. Assim como fecham os olhos onde a mulher é escrava, como na sua aliada Arábia Saudita e que massacra o Iémen.

E fazem manobras militares e reuniões do seu braço armado, a NATO, junto daqueles países e criam novas alianças militares como a AUKUS na região da Ásia-Pacífico visando a China.

- PUB -

Portanto, não são apenas hipócritas e criminosos. Mesmo em tempo de pandemia quando seria tão útil cooperação, ameaçam a paz mundial.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -