19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoFinalmente aconteceu…

Finalmente aconteceu…

O Parlamento aprovou na passada sexta-feira, em votação final global, por maioria e apenas com votos contra do Partido Socialista e da Iniciativa Liberal, projetos de resolução que recomendam ao Governo a regulação da apanha de bivalves no Estuário do Tejo, da sua comercialização e a melhoria das condições da atividade.

- PUB -

A apanha de amêijoa-japonesa no estuário do Tejo assume hoje uma grande importância socioeconómica entre a Trafaria e Alcochete. Nas margens dos municípios de Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, largas centenas de pessoas recolhem diariamente toneladas desta amêijoa e outros moluscos bivalves que são depois vendidos diretamente a mercados, restaurantes e cafés, ou a intermediários que os introduzem ilegalmente nos mercados nacional e internacional a preços muito superiores aos de primeira venda.

Segundo os estudos que indicam serem recolhidas várias toneladas por dia, só de ameijoa-japónica e apenas na cala do Montijo e do Samouco, esta atividade continuava sem regulamentado, o que se traduz em problemas ambientais que esta atividade continua a potenciar nos ecossistemas e na biodiversidade das espécies, além de constituir um problema de saúde pública, dado que os bivalves são impróprios para consumo, a apanha de amêijoa no estuário do Tejo assenta na exploração e abuso de pessoas – muitas delas migrantes – que vivem em locais indignos. Ao longo dos anos, os sucessivos governos foram incapazes de resolver os graves problemas sociais, sanitários e ambientais desta atividade.

A este respeito, o Bloco de Esquerda teve sempre uma atitude proativa na denuncia da situação e na procura de soluções.

- PUB -

Alertamos que aos profissionais da pesca juntaram-se milhares de novos apanhadores: pessoas migrantes, apanhadores lúdicos, pessoas em situação de desemprego e outras pessoas com atividade profissional não relacionada com a apanha em busca de um complemento económico aos baixos salários. A abundância de recurso, o fácil acesso às zonas interditais a partir de aglomerados urbanos e as crises sociais e económicas recentes levaram ao crescimento exponencial de mariscadores e mariscadoras no Tejo.

Alertamos ainda que a amêijoa-japonesa, vendida pelo apanhador por valores entre 0,8 e 4€/kg, chegava ao consumidor final a preços entre 8 e 12€/kg. Os cerca de 35 intermediários estimados pelo estudo expediam cerca de 5 toneladas de amêijoa para o Estado espanhol por semana, recorrendo a locais de armazenamento clandestinos.

Alertamos para os abusos, a exploração e a coação de que são alvo muitas das pessoas que têm na apanha de bivalves o seu único rendimento. Que são vítimas de intermediários que pagam preços baixos e de senhorios que lhes arrendam locais indignos para viver. Há relatos de pessoas migrantes a residir no Samouco, Alcochete, em barracões, armazéns de gado e garagens arrendadas com contrato de comodato. Outros repartem o ano de trabalho entre a agricultura e a apanha. Existem também casos de pessoas provenientes de países do Leste da Europa a viver em quintas e outros tipos de alojamento precário. Muitas contraem dívidas junto de organizadores de rotas de imigração para poderem chegar a Portugal, obter alojamento e adquirir ou alugar material e ferramentas para a apanha. A dívida serve de motivo para o domínio e a exploração, obrigando os apanhadores a vender exclusivamente ao credor, a preços mais reduzidos.

- PUB -

Que seja agora a oportunidade para identificar e apoiar as pessoas envolvidas na apanha de moluscos bivalves no estuário do Tejo que se encontram sem meios de subsistência e/ou em situação habitacional indigna e que, se instale, de uma vez por todas, uma infraestrutura pública para o depósito, depuração, transformação e valorização de moluscos bivalves no concelho do Barreiro.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -