27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA luta em defesa dos interesses e dos direitos dos trabalhadores

A luta em defesa dos interesses e dos direitos dos trabalhadores

Cresce a luta dos trabalhadores nos locais de trabalho na região de Setúbal. Os trabalhadores da Lisnave Yards lutam contra o regime de adaptabilidade, pela contratação de trabalhadores, contra a precariedade, por melhores condições de trabalho e por melhores condições das refeições; os trabalhadores da Ascenza lutam pela valorização das carreiras e salários, por horários dignos e contra as discriminações salariais; os trabalhadores da Lauak lutam pelo aumento dos salários e contra as discriminações salariais; os trabalhadores do BCP e do Santander Totta lutam em defesa dos postos de trabalho; os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa lutam pelo aumento dos salários e pela admissão de trabalhadores; são alguns exemplos do desenvolvimento da luta dos trabalhadores pela valorização dos salários e pelo reforço dos seus direitos.

- PUB -

As questões do aumento geral dos salários, incluindo do salário mínimo nacional para 850 euros e da eliminação das normas gravosas da legislação laboral são essenciais para responder aos problemas que afetam os trabalhadores e o povo e para o desenvolvimento e progresso do País. Questões que a par, da necessidade do reforço dos serviços públicos, em particular do Serviço Nacional de Saúde, do direito à habitação, de justiça fiscal, da garantia dos direitos de crianças e pais, da valorização de todas as reformas e pensões, foram recusadas pelo Governo PS.

Só não há Orçamento do Estado para 2022 porque o Governo não quis, portanto, a responsabilidade da atual situação é do PS e do Governo. Aliás, na intervenção do Primeiro-Ministro na Assembleia da República ficou muito claro que o PS quer eleições, por isso é que não há orçamento. Chegou mesmo a apelar a uma maioria absoluta, para não responder aos problemas estruturais do País e poder livremente assumir os compromissos com o défice e o grande capital, em prejuízo dos interesses dos trabalhadores e do povo.

Acusam o PCP de ser o responsável pela instabilidade política, mas os responsáveis pela instabilidade são o PS e o Governo quando recusam dar as respostas aos problemas que afetam os trabalhadores, o povo e o País. O Presidente da República é também um fator de instabilidade política ao anunciar a convocação de eleições antecipadas, quando a rejeição do orçamento não implica a demissão do Governo, nem a dissolução da Assembleia da República.

- PUB -

É a ausência de resposta aos problemas que levam à crise e à instabilidade da vida dos trabalhadores e do povo e não as propostas do PCP. O que gera instabilidade são o agravamento das condições de vida dos trabalhadores, as desigualdades e as injustiças, os baixos salários, a precariedade, a destruição de postos de trabalho, as dificuldades no acesso à habitação, a fragilização dos serviços públicos.

A prioridade do PCP foi procurar garantir as soluções que a atual situação do País exige. Não se compreende que havendo meios e condições, sistematicamente propalados pelos membros do Governo, este opte por não adotar as respostas necessárias.

O compromisso do PCP é com a defesa dos interesses e dos direitos dos trabalhadores. Este é o caminho que vamos continuar, todos os dias ao teu lado!

Paula Santos
Deputada do PCP
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -