16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Palácio dos Quebedo ou Cabedos

O Palácio dos Quebedo ou Cabedos

O antigo Palácio dos Quebedos está situado na Praça do Quebedo, antiga Praça de São Bernardo do arrabalde de Palhais, numa zona cultural da cidade de Setúbal. É triste ver aquele antigo palácio abandonado e destruído, com raízes culturais a nível local e nacional.

- PUB -

Localiza-se junto à “Casa do Corpo Santo”, onde funcionou um posto de turismo com o espólio de uma belíssima exposição de utensílios náuticos, com as traseiras a darem ligação para o Largo do Poço do Concelho e dormida para os sem-abrigo.

Neste local do Quebedo nasceram dois grandes pintores setubalenses: Lima de Freitas e Celestino Sousa Alves. Nesse antigo palácio, recordo-me que existiu uma escola, salvo erro primária, o Instituto Nacional do Trabalho e o Tribunal do Trabalho. Agora o edifício está abandonado, sendo lamentável ver aquele quadro do edifício, com recordações históricas da cidade.

Tenho uma vaga ideia de que o imóvel tinha sido comprado por um industrial de conservas de Setúbal, mas até à data continua na miséria. Recentemente foi feita limpeza no prédio, mas qual será o futuro do Palácio dos Quebedos?

- PUB -

Esta situação é idêntica à da antiga Legião, na Avenida Luísa Todi, junto à polícia, do casino setubalense, dos edifícios junto da Câmara Municipal, da vivenda Castro Cabrela, na Avenida dos Combatentes, da outra edificação junto à antiga estação rodoviária e de tantos outros, que continuam sem solução, mas até quando?

Viva Setúbal

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -