2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Palácio dos Quebedo ou Cabedos

O Palácio dos Quebedo ou Cabedos

O antigo Palácio dos Quebedos está situado na Praça do Quebedo, antiga Praça de São Bernardo do arrabalde de Palhais, numa zona cultural da cidade de Setúbal. É triste ver aquele antigo palácio abandonado e destruído, com raízes culturais a nível local e nacional.

- PUB -

Localiza-se junto à “Casa do Corpo Santo”, onde funcionou um posto de turismo com o espólio de uma belíssima exposição de utensílios náuticos, com as traseiras a darem ligação para o Largo do Poço do Concelho e dormida para os sem-abrigo.

Neste local do Quebedo nasceram dois grandes pintores setubalenses: Lima de Freitas e Celestino Sousa Alves. Nesse antigo palácio, recordo-me que existiu uma escola, salvo erro primária, o Instituto Nacional do Trabalho e o Tribunal do Trabalho. Agora o edifício está abandonado, sendo lamentável ver aquele quadro do edifício, com recordações históricas da cidade.

Tenho uma vaga ideia de que o imóvel tinha sido comprado por um industrial de conservas de Setúbal, mas até à data continua na miséria. Recentemente foi feita limpeza no prédio, mas qual será o futuro do Palácio dos Quebedos?

- PUB -

Esta situação é idêntica à da antiga Legião, na Avenida Luísa Todi, junto à polícia, do casino setubalense, dos edifícios junto da Câmara Municipal, da vivenda Castro Cabrela, na Avenida dos Combatentes, da outra edificação junto à antiga estação rodoviária e de tantos outros, que continuam sem solução, mas até quando?

Viva Setúbal

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -