25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA mobilidade nas cidades

A mobilidade nas cidades

Assinalou-se esta semana mais uma vez a semana europeia da mobilidade, aproveitando assim esta oportunidade para mais uma vez podermos reflectir sobre a mobilidade nas nossas cidades. Este tema central tem vindo a ganhar importância, não só pelo forte impacto que tem no quotidiano de todos nas suas deslocações para o trabalho bem como na sua qualidade de vida, mas principalmente por ser fundamental para a redução das emissões de carbono, que são as grandes responsáveis pelas alterações climáticas que assistimos.

- PUB -

A principal acção para se conseguir melhorias será sem dúvida a redução do uso do transporte individual, mas para que quem usa o seu automóvel para se deslocar diariamente para o seu local de trabalho o troque por outro meio de transporte, este tem de ir ao encontro das necessidades do utilizador, quer em condições de segurança, conforto, frequência e tempo de deslocação.

Não nos iludamos, ninguém irá trocar o seu automóvel se a alternativa for um transporte público que demore o dobro do tempo para realizar o percurso e que necessite de uma grande quantidade de transbordos com atrasos e esperas à mistura.

O concurso público que se fez no âmbito da área Metropolitana de Lisboa veio permitir dar um grande passo nesse sentido, em especial no concelho de Almada, alargando a rede a mais locais do concelho permitindo assim servir mais utentes, bem como aumentado a frequência das carreiras reduzindo drasticamente os tempos de espera quer seja em deslocações principais ou em transbordos.

- PUB -

O aumento da frequência e do número de carreiras vem no entanto trazer novos desafios, indo naturalmente colocar mais autocarros a circular. Terão então de se repensar as cidades de modo a que se consiga encontrar soluções que permitam um eficaz escoamento do trânsito.

Soluções que dificultem a circulação dos automóveis, como dissuasor de uso do transporte individual, não só não são eficazes, como acabam por ter o efeito de afastar mais utentes dos transportes públicos, pois como os transportes públicos também circulam nas estradas, aumentando o tempo de viagem aos automóveis aumentar-se-á naturalmente o tempo dos transportes públicos.

No dia europeu sem carros, não podemos promover o automóvel a inimigo público número um, os automóveis existem e fazem parte da nossa realidade e seguramente irão continuar a fazer. Temos sim que reduzir o seu impacto no meio ambiente adoptando automóveis movidos a energias renováveis e encontrar motivos que nos façam o deixar estacionado perto de casa e usar os transportes públicos. Ler um livro enquanto viajamos de transporte público é um excelente motivo,

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -