26 Outubro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Opinião Reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta

Reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta

Reabriu no início desta semana, após um longo período de encerramento que se iniciou em Novembro de 2019, o atendimento noturno na urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO) em Almada, permitindo assegurar a prestação de cuidados de saúde urgentes a crianças e jovens até aos 18 anos, e que estes não se tenham de deslocar a outras unidades hospitalares, nomeadamente em Lisboa, para receberem esses tratamentos.

- PUB -

A resolução deste problema reveste-se de especial importância, em primeiro lugar porque estava em causa a prestação de cuidados médicos urgentes a uma franja mais sensível da população, os mais novos. Em segundo lugar porque esta unidade de saúde serve uma extensa área geográfica e uma enorme população.

Este encerramento prolongado deveu-se à dificuldade que o serviço nacional de saúde tem actualmente em contratar médicos, em especial especialistas. Não só pela concorrência do sector privado, que permite maior leque de oportunidades de carreira e remuneratórias aos profissionais de saúde, mas principalmente pela escassez de mão-de-obra fruto de vários anos de políticas que limitam o acesso de estudantes aos cursos de medicina e impedem a criação de novos cursos.

Esta postura corporativa é na minha opinião uma das causas principais para a falta de médicos que existe em hospitais do SNS do norte a sul do país, criando uma pressão adicional aos serviços e profissionais de saúde, aumentando em muito os tempos de espera, e se não for revista com urgência, pode vir a criar novamente situações similares.

- PUB -

Gostaria de enaltecer o papel do governo, em especial do ministério de saúde, da administração do HGO bem como as das autarquias que durante todo este tempo não deixaram que este tema caísse no esquecimento e empreenderam todos os seus esforços para conseguir encontrar soluções que permitiram a sua resolução e voltar a prestar assistência médica urgente aos mais novos 24 horas por dia.

Por fim uma palavra especial de apreço e consideração aos médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde que nestes meses, com todos os constrangimentos causados pela falta de pessoal e pela crise sanitária que atravessamos, nunca baixaram os braços e colocaram todo o seu esforço e empenho a cuidar das nossas crianças.

In memoriam

- PUB -

Despedimo-nos neste fim de semana de Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa entre 1996 e 2006.

Jorge Sampaio dedicou a sua vida a trabalhar para a causa pública. Nos seus tempos de estudante teve um papel importante na revolta estudantil de 1962. Mais tarde foi advogado de defesa de vários presos políticos, vítimas da ditadura.

Após ter sido deputado e líder da bancada parlamentar do PS, Secretário-geral do PS e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, foi eleito Presidente da República. Nos dois mandatos demonstrou sempre a sua coragem, determinação e sensibilidade tendo tido um papel fundamental na resolução do problema de Timor-Leste e do acesso ao seu povo à autodeterminação.

Após concluir os seus mandatos presidenciais continuou o seu trabalho pelos outros sendo enviado especial da ONU para a luta contra a tuberculose e Alto Representante para a Aliança das Nações.

Fundou a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, tendo permitido a atribuição de várias bolsas de estudo do ensino superior a refugiados. Preparava-se para fazer o mesmo com os refugiados afegãos, mostrando assim a sua força, determinação e humanismo.

Até sempre Presidente Sampaio. Obrigado pelo seu exemplo.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -