27 Abril 2024, Sábado
- PUB -

O exemplo

O desaparecimento de Jorge Sampaio (1939-2021), que ainda hoje enluta oficialmente o País, devia ser aproveitado por todos, e principalmente pelos detentores de cargos políticos, para uma reflexão sobre o valor da ação politica.

- PUB -

O seu exemplo de integridade, coerência e humanismo são uma lição, sobre a nobreza da política, enquanto principal função criativa e transformadora do Estado de direito, e a forma como deve ser exercida tão relevante actividade.

Com Jorge Sampaio, percebe-se que a política, apesar das fraquezas humanas, pode estar ao serviço do bem público e que os políticos não podem ser reduzidos ao grupo dos que apenas procuram servir-se.

A sua participação nas mais humildes e desinteressadas actividades mostra que o contributo que podemos dar ao bem-estar colectivo não se esgota nos mais elevados cargos, mas que os políticos, sobretudo os de topo, podem fazer muito pela cidadania.

- PUB -

A impoluta e preocupada conduta de Jorge Sampaio constitui um exemplo – e, felizmente, não é o único, porque temos outras figuras de idênticas virtudes, como são os casos de Ramalho Eanes ou Manuel Alegre – que deve inspirar-nos.

Tendo tido a feliz oportunidade profissional de trabalhar junto do ex-Presidente da República, durante quase cinco anos, enquanto jornalista “residente” no Palácio de Belém, acompanhei Jorge Sampaio em Portugal e no estrangeiro e pude testemunhar a sua autenticidade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -