8 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA importância das eleições autárquicas

A importância das eleições autárquicas

Na próxima semana inicia oficialmente a campanha eleitoral para mais umas eleições autárquicas, das quais irão ser eleitos os próximos executivos e membros das assembleias de freguesias e municipais para os próximos 4 anos.

- PUB -

O poder autárquico, fruto de uma das muitas conquistas do 25 de Abril, é a base fundamental do nosso sistema democrático. As autarquias, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, são os órgãos de soberania que mais perto estão das populações e por esse motivo serão sempre os que mais conhecimento terão das suas necessidades e anseios, e sempre os que terão de estar na linha da frente no apoio às populações e na resolução dos seus problemas.

O papel que as autarquias, de norte a sul do país, desempenharam no apoio aos seus munícipes durante a crise sanitária que ainda estamos a atravessar e o papel fundamental que desempenharam no processo de vacinação são sem sombra de dúvida corolário da sua importância perante as populações.

Os desafios que teremos no próximo quadriénio darão às autarquias do distrito de Setúbal um papel ainda mais importante do que já actualmente têm. Projectos estruturantes que serão o alicerce do nosso distrito poderão ver a luz ou terem finalmente uma decisão no próximo mandato. Mesmo que muitos deles sejam da responsabilidade do governo, com a alavancagem ou não das verbas do PRR, cabe aos eleitos autárquicos pressionar e lutar para que sejam uma realidade, e que no fim vão servir as populações dos seus concelhos e freguesias.

- PUB -

Dos muitos projectos que poderão ter desenvolvimento nos próximos tempos gostaria de destacar três exemplos pela sua importância estratégica e forte impacto no desenvolvimento futuro do nosso distrito.

Em primeiro lugar a decisão sobre a construção do novo aeroporto, projecto estruturante a nível nacional pela saturação do aeroporto Huberto Delgado, mas que pelo facto de se localizar no distrito de Setúbal irá ter um efeito económico importante, quer no investimento, na criação de empregos e de novas centralidades e desenvolvimento urbano.

A criação de uma NUT III para o distrito de Setúbal que permitirá uma caracterização mais nítida da realidade da península de Setúbal, permitindo assim o acesso a mais apoios comunitários a empresas e aos cidadãos.

- PUB -

A mobilidade na área Metropolitana de Lisboa bem como a necessidade de reforço da rede ferroviária tornam imperativo que sejam construídas novas travessias do Tejo. A ponte Chelas-Barreiro e o túnel Trafaria-Algés terão que necessariamente ser realidades nos próximos anos.

Estes são alguns dos projectos pelos quais os autarcas do distrito de Setúbal que serão eleitos no próximo dia 26 terão que se bater com todas as suas forças. Uma votação expressiva nas próximas eleições, para além de ser um direito e um dever cívico de todos, irá também dar uma legitimidade ainda maior aos eleitos e dar-lhe mais força para levar a cabo as suas tarefas.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Águas de Moura subiu ao segundo lugar da tabela classificativa

Dos três da frente ninguém conseguiu ganhar e quem tirou partido disso foi a equipa orientada por Gonçalo Cruz que é agora vice-líder da competição.
- PUB -