27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoO Parque das Escolas, hoje Zeca Afonso

O Parque das Escolas, hoje Zeca Afonso

O Parque das Escolas, hoje Zeca Afonso, foi palco durante muitos verões da feira de Santiago. Mais tarde o parque sofreu obras, e o símbolo desse recinto o povo deu vários nomes. “a Baliza”, “o Túnel do vento”, entre outros.

- PUB -

É uma tristeza ver aquele parque, hoje abandonado, que poderia ser uma segunda edição do Parque Urbano de Albarquel, que antes tinha sido um parque de campismo e foi, e muito bem, transformado num belíssimo parque nessa maravilhosa zona à beira-rio. O jardim das lombas, a praia da Saúde, que antes tinha sido um estaleiro e transformado agora em praia é um espetáculo, esse passeio encantador junto ao rio Sado, até à praia da Albarquel.

Mas, neste espaço faltou imaginação, capacidade e iniciativa, para o transformar num parque de lazer em semelhança do PUA e da praia da Saúde, mas como está este terreno, sem vida e sem alegria, não é nada. Poderia também ser um bom complemento e cartaz turístico da belíssima Avenida Luísa Todi; o Parque Urbano de Albarquel felizmente teve gente à altura, com gosto para o transformar nesse encantador paraíso.

Estou a lembrar-me, por exemplo, da infeliz obra que também foi uma tristeza, o antigo Largo de Jesus e mais tarde a Câmara teve que melhorar o espaço com nova obra, e hoje é um encanto ver esse local do Convento de Jesus, que maravilha.

- PUB -

Já o Parque das Escolas não teve a mesma sorte com as obras. Faço votos para que alguém com iniciativa e capacidade ainda se lembre de alterar e modificar as obras e assim conseguir melhorar e dar vida e alegria ao célebre parque que ainda possui um belíssimo lago e repuxos (onde existiam cisnes) com umas frondosas e elegantes arvores.  Enfim, é uma pena, mas ainda tenho fé de melhores dias para o seu futuro, do parque das escolas, hoje Zeca Afonso. Será?…, mas Deus é grande.

Setúbal e o País foram enriquecidos com a recuperação do forte de Albarquel; a cidade do rio azul com uma das mais belas baías do mundo.

Viva Setúbal

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -